Santuário para elefantes em cativeiro pode vir a surgir nos concelhos de Alandroal e Vila Viçosa

- Publicidade -

Trata-se de um investimento privado.

Na última Assembleia Municipal de Vila Viçosa, o presidente da autarquia, Inácio Esperança, tornou pública a informação de que, no concelho, bem como no concelho de Alandroal, pode vir a ser instalado um santuário para elefantes em cativeiro, um projeto que estará a ser desenvolvido por Kate Moore, que pertence a um fundo internacional para a proteção das espécies de elefantes.

Já em comunicado, a Câmara de Alandroal explicou que “há contactos com promotores de um projeto de conservação para acolher elefantes que se encontrem em situação de cativeiro, seja em circos ou outras situações que face à evolução da legislação deixarão de ser legais em Portugal e em toda a Europa”.

O projeto é efetivamente real. A proposta começou por ser apresentada ao autarca de Vila Viçosa no passado mês de novembro, altura em que foi entregue no município um Pedido de Informação Prévia (PIP). Por sua vez, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, disse à Lusa que “estão a tentar encontrar um local que seja adequado ao investimento”, estando a ser consideradas três propriedades – uma no concelho de Alandroal e duas no de Vila Viçosa – que têm uma área de cerca de 400 hectares.

O terreno “poderá acolher até 24 elefantes”, revelou o autarca, ainda que desconheça, para já, o valor estimado do investimento (que é privado, convém refrir) e as datas previstas para o início da instalação do parque e inauguração.

De acordo com o presidente deste município, os promotores pretendem que o futuro parque acolha elefantes “não só em fim de vida”, mas também animais em “famílias ou com juvenis” que estão em cativeiro, nomeadamente em circos e em outras situações, numa altura em que as “legislações estão a evoluir no sentido de proibir” essas atividades.

No entanto, o projeto para a construção deste santuário para elefantes ainda estará numa fase muito embrionária, pois os municípios apenas farão os devidos licenciamentos após os pareces favoráveis de outras entidades, como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

35 mil anos depois, elefantes podem voltar ao Alentejo

Atualmente não existem quaisquer elefantes na região do Alentejo, mas, de acordo com a National Geographic Portugal, estes animais chegaram a viver na Costa Vincentina, mas especificamente na zona de Porto Covo, Vila Nova de Milfontes e na zona dunar do Malhão.

Já segundo a investigação de uma equipa do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, os elefantes chegaram a ocupar a região há 35 mil anos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados