Samsung prepara televisão inteligente que aumenta a resolução de imagens para 8K

- Publicidade -

Enquanto ainda andamos a fazer contas aos nossos trocos para nos atualizarmos com as mais recentes televisões 4K, a CES 2018 foi palco para um futuro longínquo onde o padrão será o 8K.

Atendendo à rapidez com que estas inovações começam a chegar ao mercado, e sabendo que os conteúdos disponíveis nestas ultra resoluções ainda são limitados, a Samsung chegou-se à frente com a evolução de uma ideia já existente, o upscale de imagens.

A ideia é simples: pegar em imagens de resoluções convencionais e esticá-las de modo a ocuparem a totalidade da tela com o mínimo de perda de detalhe. Na prática, o processo complica-se e, aqui, a Samsung pretende usar a inteligência artificial para obter os melhores resultados.

Esta nova tecnologia vai integrar futuros modelos, começando no Q9S de 85 polegadas, que é, como seria de esperar, a nova televisão 8K da marca coreana.

Este modelo, à prova de futuro, vai integrar uma tecnologia proprietária que utiliza um algoritmo capaz de transformar imagens de baixa resolução em imagens 8K para o seu ecrã Super Hi-Vision, algo possível através de inteligência artificial e de um processo de aprendizagem capaz de melhorar ao longo do tempo.

ai 8k upscaling main 1

Ainda com poucos detalhes disponíveis, e segundo a Samsung, a televisão é capaz de reconhecer objetos nas imagens e de encontrar maneiras de restaurar as suas arestas, reduzindo ruído e mantendo os detalhes das imagens.

Quem esteve presente na CES 2018 parece ter ficado algo impressionado com esta tecnologia, contudo, esta ainda se encontra numa fase inicial e os primeiros resultados não são ótimos. Todavia, a marca garante que, graças às capacidades de aprendizagem autónomas da inteligência artificial, não iremos ter problemas em ter conteúdos 8K de qualidade.

A Q9S ainda não tem data, nem preços, mas a Samsung espera disponibilizá-la em conjunto com as suas novas televisões QLED para 2018. E a um preço só para quem pode.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados