O Galaxy AI vai chegar ao universo dos Samsung Galaxy Watch.
Através de um comunicado à imprensa, a Samsung anunciou que também pretende levar as suas novas funções baseadas em Inteligência Artificial para os seus smartwatches através do Galaxy AI, destinando-se a expandir as funções de fitness e bem-estar. A empresa quer contar com IA nos dispositivos, para que os cálculos não sejam terceirizados para a nuvem. E em combinação com a sua aplicação de saúde, serão criadas experiências de fitness personalizadas.
Com o chamado valor energético, por exemplo, os utilizadores podem planear melhor o seu dia analisando dados de bem-estar, como tempo médio de sono, consistência do tempo de sono, tempo de sono, atividades do dia anterior, frequência cardíaca durante o sono e variabilidade da frequência cardíaca durante o sono. Além disso, dicas de bem-estar devem ajudar os utilizadores a atingir metas pessoais de condição física. A Samsung explica que melhorou significativamente o seu algoritmo de medição do sono e está a ter em conta novos indicadores. Esses fatores adicionais incluem movimento durante o sono, latência do sono, pulsação e frequência respiratória durante o sono, além dos fatores já comprovados, como ronco, níveis de oxigénio no sangue e ciclo do sono.
Além dos cinco níveis de intensidade de corrida da Zona de Taxa de Saúde Personalizada, novas métricas da zona de frequência cardíaca para limiar aeróbico (AT) e limiar anaeróbico (AnT) suportam análise de corrida e desempenho. Adicionalmente, os ciclistas podem ter as métricas FTP (Functional Threshold Power) calculadas em aproximadamente 10 minutos.
Com a nova rotina de treino, os exercícios podem ser combinados para um treino personalizado e iniciados de forma integrada, sem interromper o treino. Para maior motivação, os utilizadores podem acompanhar o seu próprio progresso na corrida, ou no ciclismo, com o Race, que compara o desempenho atual e anterior nas mesmas rotas.
Quando é que o Galaxy AI vai chegar aos Galaxy Watch?
Segundo a empresa, estes novos recursos estarão disponíveis no próximo Samsung Galaxy Watch com o One UI 6 Watch, cujo nome será, muito provavelmente, Galaxy Watch7.
A Samsung não divulgou quais os recursos que serão adicionados posteriormente para modelos mais antigos. No entanto, um número limitado de utilizadores pré-selecionados do Samsung Galaxy Watch terão acesso antecipado ao programa beta, já a partir de junho de 2024, para testar algumas funções antecipadamente.