Saldos: Nova lei quer acabar com as falsas promoções

Quantas e quantas vezes pensamos que estamos a fazer uma boa compra na época de saldos quando, na verdade, o preço já esteve mais em conta anteriormente? Pois é, e é assim que nos sentimos enganados. Mas uma nova lei, aprovada esta quinta-feira, vem acabar com estas falsas promoções.

O novo decreto-lei, aprovado esta quinta pelo Conselho de Ministros, é claro: os vendedores devem garantir que esses preços são mais baixos do que o valor a que foi comercializado nos três meses anteriores. Ou seja, o objetivo é clarificar e evitar que os preços sejam aumentados imediatamente antes de saldos ou promoções para, depois, os baixar, resultando em promoções que, na verdade, não o são.

O “preço mais baixo anteriormente praticado” é o valor “mais baixo praticado nos 90 dias anteriores, com a exceção de saldos e promoções anteriores”, referiu o ministro adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros esta quinta-feira.



No final de tudo, os consumidores conseguem avaliar melhor se estão, de facto, a fazer uma boa compra e o quanto estão a poupar nesse momento.

Este tipo de falsas promoções costuma acontecer muitas vezes em épocas como a Black Friday, onde existe uma corrida às lojas (online também) porque os clientes pensam que estão a fazer um grande negócio.

Ciente desta situação, a própria DECO criou uma ferramenta chamada “Comparar preços” que ajuda o consumidor a confirmar se, de facto, está perante um bom negócio, ou se está a ser enganado por um falso desconto. Apesar da plataforma se guiar por produtos que estão nas lojas online, a ferramenta é ótima para comprovar as oscilações que os produtos sofreram nos últimos 90 dias.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

10,849FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

Preparem as carteiras. A Steam Summer Sale 2020 já tem data

Acontece entre os dias 25 de junho e 9 de julho.

Promoção PlayStation com jogos a menos de 20€

Estavam a espera que aquele jogo que tanto queriam baixasse de preço? Talvez o encontrem aqui.

Seleção de Escolhas Essenciais em promoção na PlayStation Store

A promoção Escolhas Essenciais começou na PlayStation Store, com mais uma seleção de grandes jogos com grandes descontos.

Nintendo com “blockbusters” em promoção

Há uma nova campanha de jogos em promoção a caminho da loja digital da Nintendo para a Nintendo Switch.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Valco Wireless ANC Headphones

A Valco é uma startup finlandesa que se estreou na área do auscultadores com a promessa de qualidade em troca de um preço acessível.

Oficial: Máscaras passam a ser obrigatórias na rua

A medida estará em vigor durante pelo menos três meses, podendo depois ser renovada.

A Xbox pode receber uma versão em formato de streaming stick para o xCloud

Esta poderá ser um terceiro modelo da Xbox, dedicado ao streaming.