Cinco anos depois, Sála do chef João Sá recebe uma Estrela Michelin

- Publicidade -

Portugal conta agora com 8 restaurantes com duas estrelas e 31 restaurantes com uma estrela. As três estrelas ainda ficam por conquistar em território Português.

O restaurante SÁLA do chef João Sá foi distinguido ontem à noite com uma estrela Michelin. O merecido reconhecimento chegou ontem, cinco anos depois de o restaurante ter aberto as suas portas no número 103 da Rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa.

Já há algum tempo que o chef se vinha posicionando como uma referência na cena gastronómica portuguesa, e com mais de 10 anos de experiência como chef patron, João Sá nunca fez segredo das suas ambições de estar entre os melhores.

Se a idade ainda permite considerá-lo jovem, a verdade é que o seu percurso como cozinheiro já é bem maduro. Aos 12 anos João Sá já metia a mão na massa e dava os primeiros passos com iniciativas gastronómicas na escola, para logo depois, aos 14, assumir um compromisso com a sua vocação ao ingressar na Escola de Hotelaria do Estoril. Passou pelo 100 maneiras de Ljubomir Stanisic e pelo Sheraton Porto sob supervisão do chef Jerónimo Ferreira, mas em 2009 estreou-se a solo no G Spot, onde verdadeiramente percebeu que o céu é o limite quanto à criatividade. Em 2019 abre o SÁLA, com uma visão claríssima de quem é enquanto chef de cozinha, e de que agora o desafio diário seria mais do que tudo, a consistência.

Apaixonado por Lisboa, as suas origens são multiculturais, com raízes diversas, e é isso que João Sá transporta para a sua cozinha onde se serve essencialmente peixe e marisco da nossa costa.

A cerimónia, que teve lugar no Now Salgados Palace & Congress Center em Albufeira, no Algarve, teve o patrocínio do Turismo de Portugal e é um marco na história da gastronomia portuguesa. Com uma edição própria, atualizada anualmente, o Guia vermelho é também um estímulo e um desafio aos restaurantes nacionais.

Portugal conta agora com 8 restaurantes com duas estrelas e 31 restaurantes com uma estrela. As três estrelas ainda ficam por conquistar em território Português.

Foto de: Manuel Manso/SÁLA de João Sá

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados