Tudo graças à redução das taxas aeroportuárias.
Um investimento adicional de 400 milhões de euros e a criação de 120 novos empregos locais. São estes os resultados da abertura de 18 novas rotas em Portugal, mais especificamente no Porto e em Faro, por parte da Ryanair já no próximo ano.
Assim, e em 2023, a partir de Faro, a Ryanair vai passar a voar também para Aarhus (Dinamarca), Belfast (Irlanda do Norte), Exeter (Inglaterra), Frankfurt Hahn (Alemanha), Roma Fiumicino (Itália) e Toulouse (França).
Já a partir do Porto, abrem novas rotas para Bristol, Leeds (Inglaterra), Castellon (Espanha), Maastricht (Países Baixos), Nimes, Estrasburgo (França), Shannon (Irlanda), Estocolmo (Suécia), Trapani, Turim (Itália) e Wroclaw (Polónia).
Estas novas rotas são possíveis graças à redução das taxas aeroportuárias para os respetivos aeroportos, o que fará com que cada um deles passa a contar com mais dois aviões da companhia aérea low cost.
Estas novidades dizem somente respeito ao Porto e Faro, ou seja, não haverá qualquer crescimento adicional em Lisboa, na Madeira e nos Açores, uma vez que essa redução de taxas não se aplica aos aeroportos aí localizados.
Em Lisboa, recorde-se, foi a easyJet a crescer imenso, uma vez que ficou com várias slots anteriormente ocupadas pela TAP.
Também vai voar para Barcelona a partir de Faro. Voo direto.