easyJet passa a operar no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa

- Publicidade -

Algo que se justifica com o facto de a companhia aérea ter ficado com várias slots da TAP.

Desde dezembro do ano passado que já se sabia que a TAP iria perder bastante importância no Aeroporto de Lisboa. Tudo graças ao plano de reestruturação da TAP, aprovado pela Comissão Europeia nesse mês, e que envolvia um auxílio do Estado autorizado de 3,2 mil milhões de euros.

Ora, além da injeção de várias centenas de milhares de euros, ficou definido que a TAP teria de ceder nova pares de slots (18 slots, portanto) a outras companhias aéreas. E a verdade é que foi a easyJet a ficar com todas essas slots.

Resultado? Tornou-se a companhia aérea número 2 no Aeroporto de Lisboa, com uma rede de 32 rotas – 30 internacionais e duas domésticas.

Aliás, com este investimento, a easyJet passou a ser a companhia aérea número 1 a voar de Portugal para França, Reino Unido e Suíça. Nos fluxos domésticos, a easyJet será a única companhia aérea a voar regularmente em Porto Santo durante a época de inverno, com rotas desde Lisboa e Londres Gatwick.

Em Portugal, a easyJet irá disponibilizar 4,8 milhões de lugares para esta estação de inverno (entre outubro de 2022 e março de 2023), um aumento de 51% em relação ao período pré-pandémico. A partir do inverno, a easyJet terá um total de 19 aviões baseados em Portugal, uma rede de mais de 80 rotas de e para o país e espera transportar 10,3 milhões de passageiros anualmente, o que significa que se tornará a terceira maior companhia aérea em Portugal.

Além disso, este investimento irá criar cerca de 130 empregos diretos em Portugal, onde a companhia aérea emprega atualmente mais de 500 pessoas. Quando todos os processos de recrutamento estiverem finalizados, a easyJet contará com cerca de 720 colaboradores.

E sendo agora a companhia aérea número 2 no Aeroporto de Lisboa, não continuaria a fazer sentido a easyJet operar no Terminal 2.

Assim, e devido a alterações das quotas de mercado das companhias aéreas no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e com o objetivo de garantir uma utilização otimizada dos recursos aeroportuários, a ANA Aeroportos de Portugal veio informar que, a partir do dia 30 de outubro (inclusive), a easyJet passará a operar no Terminal 1. Já a Eurowings e a Vueling passarão a operar no Terminal 2.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes