É uma iniciativa da Festa do Cinema Italiano com a Ar de Filmes/Teatro do Bairro, que se unem para apresentar o ciclo CINEMA NAS RUÍNAS – A Grande Arte no Cinema e Clássicos do Cinema italiano. Assim, de 19 a 31 de agosto, às 21h30, as famosas ruínas do Convento do Carmo transformam-se numa sala de cinema bem diferente em Lisboa para exibir, por entre as colunas, grandes clássicos do cinema italiano.
Este ciclo divide-se em duas temáticas. A primeira é conhecida como A Grande Arte no Cinema, com filmes que se debruçam sobre as vidas e as obras dos maiores artistas do Renascimento – como Michelangelo, Caravaggio, Tintoretto – e outras obras que dão destaque a artistas mais contemporâneos – como Van Gogh, assim como a arte no tempo do nazismo.
Interessantemente, todas as sessões contarão com a apresentação de um critico de arte.
A segunda temática é a Clássicos do Cinema italiano, pelo que será possível (re)ver grandes obras do cinema clássico italiano, como Belíssima, de Luchino Visconti; Ontem, Hoje e Amanhã, de Vittorio De Sica; ou o amado Carteiro, de Pablo Neruda, entre outros. Todos estes filmes são exibidos na língua original, legendados em português.
Os bilhetes para cada sessão custam 8€ e estão à venda na BOL e na bilheteira instalada em frente ao Museu Arqueológico do Carmo.