Retrocompatibilidade nas futuras consolas – Sony e Microsoft esclarecem

A semana passada foi bombástica para os fãs de videojogos que mal podem esperar pela próxima geração. Num espaço de dois dias, a comunidade ficou a conhecer como é que as próximas consolas vão estar equipadas para os jogos dos próximos cinco a 10 anos e, entre vários detalhes, ficou-se a saber que vão correr jogos de gerações anteriores.

- Publicidade -

Do lado da Xbox Series X, os jogadores vão poder jogar na sua nova consola jogos da Xbox One, 360 e da consola original, enquanto que os jogadores da PlayStation 5 vão ficar limitados apenas a jogos da PlayStation 4.

PS5 vs Xbox Series X

Estas informações foram dadas de uma forma pouco esclarecedora, mas agora, de ambas as partes, ficámos a saber ao certo como é que a retrocompatibilidade vai funcionar.

No que toca à consola da Microsoft, a ideia que ficou no ar foi de que todos os jogos das quatro gerações de consolas iriam ser compatíveis com a Xbox Series X. Apesar de essa ser a ambição, a Microsoft ainda não confirmou tal facto.

Em vez disso, esclareceu via Twitter ao explicar que é, de facto, o que se pretende, mas que é algo que está ainda em teste, com centenas de milhares de horas em jogos de gerações anteriores a serem passadas a pente fino, de forma a validar quais os títulos que vão funcionar sem problemas na nova consola. Apesar de não terem sido revelados nomes, sabe-se que sim, que jogos da Xbox, Xbox 360 e Xbox One vão ser compatíveis e que serão, no lançamento, “milhares”.

Já do lado da Sony, o esclarecimento inverte um pouco. Durante a palestra de Mark Cerny sobre as tecnologias que vão integrar a PlayStation 5, foi revelado que a consola vai ser compatível com uma seleção de jogos da PlayStation 4, sendo transmitida a mensagem de que seriam títulos dentro dos 100 mais jogados na atual consola.

PS5 Retrocompatibilidade

A informação parecia redutora e que apenas um número muito pequeno de jogos é que seriam compatíveis com a PlayStation 5, mas tal não parece ser verdade. Numa atualização no blog da PlayStation, pode ler-se a clarificação de que, na verdade, o intuito é trazer até à PlayStation 5 mais de 4 mil jogos da PlayStation 4, e que a informação passada era apenas para exemplificar que, dentro dos 100 mais jogados, um grande número já corre excecionalmente na nova consola. Contudo, ficou por confirmar se a PlayStation 5 irá correr, de alguma forma, jogos da PS3, PS2 ou PS1.

Portanto já sabem, se estão em pulgas para saltar para a próxima geração, mas não estão preparados para largar alguns dos vossos jogos atuais favoritos, a probabilidade de os poderem levar convosco é bastante grande.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Já são conhecidos os tamanhos de Horizon Forbidden West e Gran Turismo 7

Comecem a arranjar espaço nos vossos discos se quiserem jogar os exclusivos da PlayStation no dia de lançamento.

Já podem finalmente personalizar a PlayStation 5 com duas novas cores

As capas nas cores Midnight Black e Cosmic Red já estão disponíveis.

A jornada de Aloy continua com o trailer de história de Horizon Forbidden West

A Guerrilla revelou mais detalhes de Horizon Forbidden West com um novo trailer.

A Microsoft adquiriu a Activision-Blizzard e o catálogo da Xbox vai ficar maior

Em breve, Call of Duty, Overwatch, Diablo e World of Warcraft serão jogos produzidos sob a alçada da Xbox Game Studios.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Vão de viagem em breve? Acabaram-se os testes e quarentenas

Desde que tenham Certificado Covid-19 válido, claro.

Intermarché abre loja em Alter do Chão

Esta nova loja criou 29 novos postos de trabalho.

MyMcDonald’s. Nova experiência digital da app da marca promete ainda mais benefícios para os utilizadores

Passa a ser mais fácil acumular pontos e há sempre ofertas diferentes todos os meses, muitas delas exclusivas.