Ligação ferroviária no troço Covilhã-Guarda reposta ao fim de 12 de anos

Uma abertura há muito ansiada pelas populações.

Ligação ferroviária Covilhã-Guarda
- Publicidade -

Dia 2 de maio de 2021 vai ficar marcado no calendário como uma data histórica. Neste dia, foi reaberta a circulação comercial do transporte ferroviário de passageiros e mercadorias no troço Covilhã – Guarda, da Linha da Beira Baixa. Falamos da reposição da ligação ferroviária entre duas importantes cidades da região das Beiras e Serra da Estrela, através da Linha da Beira Baixa, e que esteve interrompida cerca de 12 anos.

A abertura à circulação ferroviária deste troço, com 46 quilómetros de extensão e há muito ansiada pelas populações, acontece após a conclusão da empreitada de modernização e eletrificação da via-férrea, executada pela Infraestruturas de Portugal, no âmbito do programa de investimentos de requalificação da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020, comparticipado por Fundos da União Europeia, através do Compete 2020.

Os trabalhos de modernização do troço entre a Covilhã e a Guarda foram concluídos no início deste ano, seguindo-se uma exigente fase de testes e de certificação da infraestrutura. A obra envolveu a reabilitação de 36 quilómetros de via – 10 quilómetros do troço tinham já sido intervencionados -, a eletrificação em toda a sua extensão, a instalação do sistema de sinalização eletrónica e telecomunicações (GSR-M), a implementação do sistema de controlo de velocidade (Convel) e construção de sistemas de drenagem e trabalhos de estabilização de taludes.

Os projetos previstos na Linha da Beira Baixa, no âmbito do Ferrovia2020, visaram a construção de uma nova ligação ferroviária entre a Linha da Beira Baixa e a Linha da Beira Alta e a modernização e reabertura à circulação do troço Covilhã – Guarda, cuja realização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha. Os investimentos tiveram financiamento de Fundos da União Europeia.

A Linha da Beira Baixa desenvolve-se entre o Entroncamento e a Guarda, numa extensão de aproximadamente 240 quilómetros, encontrando-se agora eletrificada e dotada de sistema de sinalização eletrónica em toda a sua extensão.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

13,026FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
788SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Regresso do comboio à linha do TUA pode estar em risco

Isto porque o empresário Mário Ferreira manifestou intenção de desistir.

CP tem nova promoção e vende viagens de comboio por apenas 2,50€

Não é a primeira vez, nem será a última, que a CP - Comboios de Portugal avança com estas promoções bem apetecíveis.

CP lança campanha com bilhetes a partir de 2,50€

Andam muito de comboio ou estavam a pensar numa escapadinha dentro do país? Pois bem, a CP - Comboios...

CP apresenta o renovado Alfa Pendular

É o considerado comboio premium da CP – Comboios de Portugal. Esta sexta-feira, 24 de março, foi dado o...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Há um carregador ultrarrápido para veículos elétricos na A1

Está instalado na Área de Serviço Santarém, no sentido Norte/Sul.