Renovado Forte de Albarquel, em Setúbal, já foi inaugurado

- Publicidade -

As obras de reabilitação foram iniciadas em 2018.

O antigo equipamento militar, cedido pelo Ministério da Defesa à Câmara Municipal de Setúbal, em janeiro de 2015, por um período de 32 anos, foi alvo de obras de requalificação, num investimento superior a 1,6 milhões de euros, com encargos repartidos entre o The Helen Hamlyn Trust, com uma comparticipação de um milhão de euros, e a autarquia, com 600 mil euros, no âmbito de um memorando de entendimento firmado em 2016.

A antiga fortaleza militar, construída no século XVII, na Praia de Albarquel, é uma nova sala de visitas da cidade e um espaço cultural e educativo, com valências expositivas e condições para acolher diversas manifestações artísticas, num programa com início já este mês.

A componente de índole museológica e expositiva envolve a instalação de um núcleo destinado à fruição cultural e histórica, dirigida aos cidadãos em geral, mas sobretudo aos alunos dos diversos níveis de ensino, que abriu com uma mostra documental e fotográfica sobre a história do imóvel.

Uma segunda valência, para atividades culturais, prevê eventos como pequenos concertos de música de câmara, recitais de poesia, apontamentos teatrais, apresentação de obras literárias, debates, conferências e workshops.

A terceira componente, vocacionada para a receção e acolhimento, visa capitalizar o enquadramento paisagístico do Forte de Albarquel, localizado no Parque Natural da Arrábida, utilizando o edifício para receções a corpos diplomáticos, delegações estrangeiras, investidores e empresas.

Além de um pátio com vista sobre o rio e a serra, no interior, no piso térreo, há um salão amplo que resulta da demolição de alguns compartimentos e foi criada uma cozinha de apoio ao serviço de catering para as receções.

O primeiro piso é destinado ao apoio administrativo e a antiga garagem dos veículos militares foi reconvertida para sala de reuniões, além de que foram acrescentados dois compartimentos de apoio para instalação sanitária e arrumos.

A reabilitação do Forte de Albarquel contemplou, igualmente, a instalação de iluminação cénica que realça os contornos da antiga fortaleza militar.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados