Regressar ao Sophia é uma ótima ideia, sobretudo com deliciosas novidades à espreita

- Publicidade -

E a natureza sentada à mesa com os melhores sabores.

Para quem não sabe (porque esquecê-lo é difícil), o Sophia é um magnífico espaço de comida italiana, de caras com o Mercado da Ribeira, o “Park Food” próximo ao Cais do Sodré, ficando localizado na Praça Dom Luís I, 34, Loja 9.

Pratos simples, com ingredientes selecionados, mão impecável para massas e pasta, e um ambiente floral retro com espaço de esplanada interior com deck estival e engalanada de flores, o Sophia define-se como uma reincidência feliz, como não há muitas.

Foi com efeito para mais uma ótima experiência que fomos revisitar os ótimos sabores da cozinha da “Nona”, mas também para testar o que por ali se vai criando, numa gastronomia que, mantendo a essência da sua tradição, na boa pizza e nas massas divinas, tem simultaneamente de se ir reinventando um pouco todos os dias para dar o seu melhor, num meio tão fervilhante como é o da restauração numa zona marcadamente turística.

Começámos imediatamente por saborear duas novidades do menu, na secção das entradas, Per Iniziare Subito: um Ravioli Gigante com Cogumelos Silvestres e o Carpaccio Trufado com tomate coração de boi.

O Ravioli deve distinguir-se imediatamente pela exigência com a textura da massa. Ora, no Sophia, a boa mão dos Chefs que o prepararam garante a combinação da melhor massa com o melhor ponto de cozedura, deixando-a numa textura fina e saborosa “al dente”. O sabor natural do recheio de cogumelos é adoçado pela presença dos espinafres, num suave esparregado passado apenas por uma leve trituração que permite degustar maravilhosamente esta entrada, sobretudo a acompanhar com um bom vinho ou um cocktail 100% natural.

Por falar em bebidas, na secção “Amigas Saudáveis” do cardápio de bebidas, experimentámos um Emília, maravilhoso cocktail sem álcool que junta o doce da manga e do melão com o travo cítrico do limão e dos frutos vermelhos.

Já o Carpaccio de tomate de coração de boi é, como se depreende pelo nome, um carpaccio sem carne. É, na verdade, uma surpreendente delícia para qualquer um, sobretudo para aqueles que preferem a abordagem mais vegan ou vegetariana, razão pela qual o Sophia continua a ser uma excelente escolha, com esta e muitas outras propostas.

Vegetariano e não menos saboroso, este prato conta com uma generosa dose de burrata trufada e tem, além disso, o seu toque especial na laranja e nas uvas pretas temperadas em vinagre balsâmico.

Uma proposta agridoce imperdível que aguça o paladar para o que vem a seguir.

Depois, nas Insalate com Focaccia, temos uma novidade divinal, que é a Panzanella. Este maravilhoso prato proposto pelo Chef conta com uma conjugação de deliciosos ingredientes, como a mozzarella fresca de búfala, presunto, tomate cherry, cebola roxa, croutons e limão.

Quanto aos pratos principais, não podíamos deixar de experimentar o Farfalle do Mare, que se faz acompanhar de amêijoas, camarão e courgette. Este tipo de prato, no Sophia, resulta sempre muito bem, posto que as massas, ali, vêm todas no ponto ótimo de consistência, o que torna qualquer opção absolutamente saborosa.

Por falar em pasta e massa, não resistimos a olhar para o capítulo das pizzas, em que o Sophia tem também um reconhecido gabarito. Fomos para uma das mais simples, de entre um naipe de dez: a Gio Meu Filho. A simplicidade da escolha prende-se com a sedução de uma pizza de sabor forte e natural e para isso bastam os ingredientes mais básicos: massa fina e macia, feita em forno de lenha, e o protagonismo do tomate, queijo e especiarias. Que mais se pode desejar numa boa pizza?

Neste caso, a influência da escolha esteve também num dos nossos ingredientes prediletos, Burrata Trufada. Uma pizza bem generosa e bem recheada com o creme do queijo e, para contrabalançar, um tapete de frescas folhas de rúcula.

Depois disto, não há como escapar de mais um grão de prazer, selecionando do Il Mio Succero ótimas sobremesas. Assim, e para refinar o epílogo desta maravilhosa experiência, recordámos o consistente Tiramisu, servido diretamente da travessa onde é feito o corte da fatia para o prato do cliente. E não resistimos a um Bolo de Chocolate da Nonna, a não falhar, pelo paladar do autêntico chocolate negro, ainda morno, prestes a derreter na boca.

Todas estas razões e mais alguma, para visitar o Sophia e repetir, um restaurante que é mesmo uma questão de sabedoria e engenho culinário.

Para uma experiência imperdível, como a nossa, basta passarem por lá ou reservar uma esa através do 210499710. Podem, também, reservar diretamente através do site oficial.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados