Reabilitado antigo edifício de passageiros da Estação de Moura

- Publicidade -

Um investimento de cerca de 600 mil euros.

Decorreu a 10 de dezembro a inauguração da Estação Intermodal de Moura que, decorrente de um contrato de subconcessão celebrado em 2017 entre a IP Património (IPP) e o Município de Moura, permitiu a reabilitação do edifício de passageiros da antiga estação ferroviária de Moura que se encontrava devoluto desde o encerramento à exploração do Ramal de Moura, desativado em janeiro de 1990.

Esta obra contemplou a reabilitação estrutural, criação de novas infraestruturas técnicas, impermeabilizações, isolamentos, cobertura, alvenarias, demolições, cantarias, revestimentos, carpintarias, serralharias, pinturas, trabalhos exteriores de pavimentos, eletricidade e telecomunicações. O investimento global é de cerca de 600 mil euros, no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional Alentejo 2020 apresentada pela Câmara Municipal de Moura que contou com uma taxa de cofinanciamento pelo FEDER de 85%.

Foram igualmente cedidos ao município, integrados no contrato de subconcessão, um conjunto de bens do património histórico e cultural que vão agora ser reabilitados para exposição e decoração do espaço que, apesar da alteração funcional, preservarão a identidade e memória ferroviária do local.

No antigo edifício de passageiros, além dos operadores de transporte rodoviário de passageiros, será também instalada a Rádio Planície e o Jornal A Planície, que ocuparão todo o 1.º andar. No r/c, além dos espaços de bilheteiras, funcionará ainda um espaço de cafetaria, uma sala de espera e instalações sanitárias de apoio aos passageiros.

Durante a inauguração, foi entregue ao Município de Moura o contrato de subconcessão celebrado com a IPP, para uso privativo dos bens do Domínio Público Ferroviário integrantes do Ramal de Moura, entre o Km 203,975 e o Km 212,582, exclusivamente para adaptação e utilização da plataforma como ecopista para fins turísticos e/ou lazer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados