Razer Raiju Mobile – O melhor periférico gaming para smartphones

por David Fialho

À medida que os smartphones vão ficando cada vez mais poderosos, são várias as marcas que começam a utilizar estes dispositivos como plataformas de videojogos, tornando-as autênticas consolas de bolso, com conversões de jogos de PC e consolas, e, até, originais.

Recentemente começámos a ver jogos como Tekken, Need For Speed, Fortnite, FIFA, PUBG, entre outros, a chegarem aos smartphones e a levantarem a questão: como é que se jogam?

Enquanto que muitos jogos são desenhados de propósito para o ecossistema dos smartphones, há uma grande porção que tem que se adaptar aos comandos táteis destes dispositivos. Contudo, existem várias soluções para tornar os smartphones na nossa plataforma de jogos favorita.

Uma dessas soluções chega-nos da Razer, a marca dedicada a periféricos de computador, que, nos últimos tempos, tem apostado em novos mercados. Depois de lançar comandos para a Xbox One e PlayStation, a marca asiática pegou no melhor dos seus periféricos e criou o Razer Raiju Mobile, um comando Bluetooth com suporte para smartphones Android.

Se o nome não vos é estranho, é por uma razão muito simples. O Razer Raiju é o nome dos comandos desenhados para a PlayStation 4, o Razer Raiju Tournament Edition, que, neste caso, empresta o seu design e ergonomia do modelo mais recente para um comando compatível com smartphones e até com o PC.

Quando dizemos que pediu emprestado o design do Razer Raiju da PlayStation 4 não falamos em pequenos elementos. Este é, literalmente, o mesmo comando, apenas com ligeiras diferenças funcionais.

De fora temos a vibração, ou a saída de áudio. Também não existem aqui funcionalidades Razer Chroma e o layout dos botões é trocado dos da PlayStation com os seus símbolos pelos da Xbox no formato XY/AB.

Na traseira, encontramos quatro botões extra: dois gatilhos e dois “pedais”, tendo ainda bloqueios de quick trigger para jogos de tiro. É um comando de gaming básico, funcional e competente.

A ergonomia está bastante bem conseguida, encaixando-se na perfeição nas mãos. A posição dos analógicos é também semelhante aos de um comando da Xbox One, sendo que contamos ainda com uma textura antiderrapante nas pegas.

Numa primeira impressão, o comando parece e sente-se preparado para ser usado durante muitas horas a fio, até que a sua bateria interna termine.

E claro, apesar de este ser um periférico desenhado com os dois Razer Phones em mente e com as suas dimensões, é compatível com outros equipamentos Android a partir da versão 6.0. Colocar o smartphone no seu apoio é tão simples como qualquer outro apoio do género.

Um ponto de destaque é o facto deste apoio possuir uma pequena ranhura de deslize para não ficar a pressionar nenhum botão dos smartphones, quer do lado esquerdo ou direito, tornando-o compatível com uma vasta gama de dispositivos.

Os jogadores podem escolher usar o Razer Raiju Mobile via cabo ou Bluetooth, podendo estar pré-ligado até dois dispositivos Bluetooth, alternando entre ambos com um interruptor traseiro.

O seu setup é feito via aplicação Android do comando, disponível na loja da Google, que é muito semelhante à aplicação da sua versão da PlayStation 4, onde podemos, também, memorizar diferentes perfis para os botões extra.

No entanto, a nossa preferência foi para a utilização com cabo, que, neste caso, é feita via USB-C. O Razer Raiju Mobile inclui um pequeno cabo para o efeito que é imprescindível para jogos onde os reflexos são bastante importantes. Durante alguns testes, reparou-se que, com o Bluetooth, algumas ações sofreram um determinado atraso (dependendo do jogo), em particular quando o Wi-Fi estava ligado. Já com o cabo a sua utilização é imediata.

Todavia, estamos limitados apenas a equipamentos com suporte USB-C e de tamanhos de ecrã de 6.5 polegadas ou menos. Dispositivos maiores tornam-se um desafio de usar, uma vez que o cabo não tem cumprimento suficiente.

Em jogo, há muito pouco a apontar. O Razer Raiju Mobile é compatível com praticamente todos os jogos com suporte de comando, incluindo até emuladores e aplicações de streaming de jogos de PC para smartphones, aumentando o leque de possibilidades de utilização.

O Razer Raiju Mobile, embora não seja desenhado para tal, é também compatível com o PC, sendo reconhecido como um comando emulado da Xbox 360, também conhecido como XInput. Mas não é uma solução perfeita, claro.

Por 150€ é difícil dizer que o Razer Raiju Mobile é um equipamento obrigatório para jogadores mobile, mas vale o que vale e cumpre a promessa em todos os níveis. É um comando completo, com um potencial de utilização enorme e que poderá transformar a forma como jogamos habitualmente nos nossos telemóveis.

Razer Raiju Mobile está à venda na loja da Razer por 149,99€.

Este produto foi cedido para teste pela Razer.

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: