A Razer Handheld Dock Chroma é o pacote completo para quem procura uma doca para a sua máquina de jogos portátil, com ótima versatilidade e excelente qualidade de construção.
A Steam Deck faz três anos. E durante estes três anos, atualizei até para a Steam Deck OLED, mas não me preocupei muito em arranjar uma doca multifunções. Algures durante esse período, comprei uma baratucha, para fazer algumas operações básicas no seu sistema operativo secundário com o ambiente de PC, mas sem nunca o usar extensivamente. Agora, com as mãos na Razer Handheld Dock Chroma, ativei um “neurónio” e descobri um mundo de potencialidades que, até agora, me tinham passado ao lado.
A Razer Handheld Dock Chroma não faz nada de particularmente extraordinário face a outras opções no mercado, tem as suas gimmick úteis – uma em particular -, mas foi durante o meu uso que me apercebi do que estava a perder e do quanto necessito de uma doca tão completa como esta.
Parte de uma coleção de acessórios utilitários, que por vezes passam ao lado dos consumidores, a Razer Handheld Dock Chroma apresenta-se com um formato compacto, fácil de transportar, com elementos dinâmicos e compatibilidade com uma série de equipamentos, em particular os novos computadores de jogos que começaram a surgir no mercado com o lançamento da Steam Deck, como a ASUS ROG Ally, Lenovo Legion Go, entre outros e dispositivos e suas variantes.
Com o seu cabo USB-C tipo pig-tail curto e com ficha de 90 graus, devidamente orientado para o topo dos dispositivos, a Razer Handheld Dock Chroma pode servir de base de carregamento para muitos mais dispositivos, ainda que, por vezes, seja estranho o posicionamento dos ditos equipamentos, como por exemplo um smartphone de pernas para o ar. No entanto, para todos os efeitos, não foi para esses equipamentos que a Razer Handheld Dock Chroma foi concebida.
Ao retirar da caixa, a Razer Handheld Dock Chroma não se parece nada com uma doca do seu género. O seu design, retangular e monolítico, parece um pequeno dispositivo de secretária, algo como um mini PC ou consola, muito por causa da sua traseira bem equipada. Para além do cabo pig-tail, que é físico, encontramos três portas USB-A, uma USB-C, uma porta HDMI e uma ligação ethernet. Já de lado encontramos um pequeno botão misterioso.
Após uns minutos com a Razer Handheld Dock Chroma, lá entendi o seu “funcionamento”, neste caso, como a tornar na doca que realmente é. Com um pouco de esforço, a parte superior – metálica, mas revestida com uma textura aborrachada – levantou e inclinou, num sistema ajustável altamente robusto e sólido, que requer habituação e força para abrir e fechar. O que parece ser um aspeto negativo, revela-se num dos mais positivos, pois não só é elegante, como permite um incrível ajuste personalizado e fixo, permitindo que a Steam Deck, no meu caso, seja repousada e inclinada com uma versatilidade incrível.
Esta capacidade tem efeitos ergonómicos na utilização da Steam Deck durante carregamento e uso. Por exemplo, usando-a num monitor externo, posso mantê-la quase na vertical, mas, se estiver a carregar, posso confortavelmente incliná-la numa posição quase horizontal em cima da secretária e jogar com um ângulo de visão mais ajustável e confortável. E claro, há que destacar que, uma vez com a base fechada, esta doca é perfeita para guardar e levar numa mala em viagem.
Outro elemento visual estético diz respeito à integração do Razer Chroma RGB, com uma elegante e simples barra na parte inferior, que pode iluminar em diferentes cores e padrões, com seis perfis trocáveis através do único botão no corpo da base. É um extra interessante, como sempre em todos os dispositivos da Razer, mas que aqui acaba por dar um toque especial, indicando o seu funcionamento.
Na traseira encontramos os elementos mágicos, com as já mencionadas portas. A seleção de três portas USB-A é mais do que suficiente, garantindo a ligação de dongles para teclados, ratos e auscultadores, de pens e discos externos, ou outros dispositivos compatíveis com o equipamento a ser usado na doca.
A porta USB-C serve de carregamento, tornando-se o aspeto mais importante desta experiência. Com passagem de 100W, permite carregamentos bastante rápidos, considerando que o carregador do dispositivo usado está à altura. Por exemplo, o meu carregador da Steam Deck é de 45W e, portanto, são esses 45W que passam.
A porta HDMI é 2.0 e permite que dispositivos como a Steam Deck passem, portanto, a ser usados como um computador. Seja para expandir os seus jogos de forma nativa para um ecrã externo, ou para aceder ao seu ambiente de trabalho em modo desktop, a Razer Handheld Dock Chroma revela-se, assim, não como um simples acessório, mas como uma ferramenta essencial para explorar estas máquinas ao máximo. E a emocionante capacidade que encontrei aqui foi a de tornar a minha Steam Deck na derradeira máquina de streaming.
Graças a sua saída até 4K a 60FPS, tornou-se possível colocar jogos a correr ao máximo no meu PC de secretária – equipado com uma NVIDIA GeForce RTX 4090, um Intel Core i9-10900X, 32GB de RAM DDR4 e um SSD de alto desempenho – enviando um stream via Steam Link para a Steam Deck, com a saída para a TV da minha sala ou o projetor que tenho noutra divisão. Adicionalmente, a Razer Handheld Dock Chroma tem uma outra característica definitivamente essencial para este tipo de operações: a porta ethernet de 1GB, que permite a alta transferência de dados ligada por cabo a um router, algo que é uma prioridade em streaming.
Este setup aparentemente complicado torna a experiência de PC em qualquer divisão da casa extremamente viável, e tudo por causa de um equipamento como a Razer Handheld Dock Chroma. Essencialmente, fui capaz de criar o meu sistema de GeForce Now caseiro.
Mais uma vez, a Razer Handheld Dock Chroma não faz nada de extraordinariamente novo, mas representa um pacote perfeito, cheio de possibilidades emocionantes para explorar as capacidades destes pequenos computadores portáteis. E estes foram apenas alguns exemplos. Para além disso, a Razer Handheld Dock Chroma destaca-se pelos seus ótimos materiais de construção e sensação premium, assim como o seu formato ajustável e compacto, que permite um transporte facilitado para os utilizadores que gostam de viajar com os seus equipamentos atrás.
A Razer Handheld Dock Chroma surge com um preço bem competitivo de 89,99€ na sua loja oficial, onde a poderão conhecer melhor.
Este produto foi cedido para análise pela Razer.