Queixas contra a banca subiram 44% em relação ao ano passado

É o que diz uma análise do Portal da Queixa.

Queixas contra a banca

Muitos poderão não saber, mas hoje, dia 31 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Poupança. E tendo isso em conta, o Portal da Queixa resolver fazer uma análise ao setor bancário e identificou quais os bancos que recebem a maior satisfação dos consumidores, pela resposta, pela resolução, pela proximidade ao cliente.

Para já, começar por dizer que Portugal, que tem apresentado das mais baixas taxas de poupança da Europa, viu aumentar a taxa de poupança em pleno período de pandemia. A taxa de poupança subiu para 10,6% do rendimento disponível no segundo trimestre deste ano (era 7,5% no primeiro trimestre). Esse acréscimo da taxa de poupança em Portugal não se deve, no entanto, a uma maior aplicação em produtos financeiros de poupança, mas sim a uma diminuição do consumo e uma contração do rendimento disponível.

Em 2020, o número de reclamações dirigidas ao setor bancário aumentou 44%, comparativamente com o período homólogo. Entre 1 de janeiro e 28 de outubro, os bancos portugueses foram alvo de 5441 reclamações registadas no Portal da Queixa. No mesmo período, em 2019, à maior rede social de consumidores de Portugal chegaram 3785 queixas.

No entanto, apesar do crescimento das reclamações, a equipa de análise constatou que os bancos têm demonstrado um maior interesse na satisfação dos seus consumidores, quando estes solicitam ajudam através do Portal da Queixa.

No que se refere ao Índice de Satisfação – que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na interação (resposta e resolução) com os utilizadores que efetuaram reclamações, refletindo uma boa performance (ou não) das marcas -, são ActivoBank, o Banco CTT e o Banco Primus que lideram a tabela. Seguem-se o Banco Atlântico Europa, o Banco Investe e a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Entre as seis primeiras posições, figura também a CGD com um Índice de Satisfação (79.3 em 100) e com uma Taxa de Resposta nos 99.4%, reveladora da boa performance e da proximidade ao cliente. São quatro os bancos que registam uma Taxa de Resposta nos 100%, marcando pontos na satisfação e confiança dos consumidores.

Segundo revela a análise do Portal da Queixa, comprova-se que os bancos tradicionais mostram maior preocupação com a satisfação dos seus clientes. O contrário é verificado, quando a comparação é feita com os bancos digitais que, muitas vezes, usam como estratégia para atrair novos clientes a facilidade e a proximidade do cliente pelo meio digital (oferecendo, muitas vezes, a possibilidade de abrir contas sem sair de casa).

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,199FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

Queixas no setor da Saúde aumentam 71% em relação ao ano passado

É o que diz um estudo analítico do Portal da Queixa.

Portal da Queixa. Reclamações com MB Way disparam 169%

Em 2019, o Portal da Queixa registou um total de 102 reclamações relacionadas com o MB Way, serviço da SIBS. Estamos agora a meio do mês de fevereiro, mas o conhecido portal já fez saber que, só em janeiro deste ano, recebeu 86 queixas relativas àquele serviço.

CTT foram a marca com mais reclamações em 2019 no Portal da Queixa

Nós já aqui falámos de alguns problemas relacionados com os CTT, mas serem a marca com mais reclamações em 2019 no conhecido Portal da Queixa não augura nada de bom para o futuro.

Black Friday. Reclamações aumentaram este ano e CTT lideram queixas

É o que diz a análise da equipa do Portal da Queixa, startup tecnológica que se tornou numa referência nacional em matéria de consumo em Portugal. E sem surpresas, os CTT lideram as queixas.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

NOWO está a oferecer 50% de desconto nos seus pacotes de Internet

A redução de preço na mensalidade é válida durante 12 meses. Mas têm que fidelizar-se durante 24 meses para terem acesso a esta benesse.

Crítica – Citizen Kane

Inegavelmente, uma das obras-primas mais magníficas da história. Uma que todos os amantes de cinema devem assistir.