A realizar-se, esta será a primeira Queimas das Fitas em época de pandemia.
Numa altura em que ainda existem algumas incertezas face à realização de eventos, promotores e não só tentam na mesma a sua sorte, embora o desfecho possa não ser o melhor. Veja-se o caso do festival Soundflower, cuja edição de 2021 foi anunciada no passado mês agosto para acontecer neste mês de setembro, mas que afinal não vai concretizar-se nas datas previstas.
Porém, e à medida que o tempo vai passando, mais pessoas vão ficando vacinadas, pelo que é perfeitamente natural que as coisas acabem por voltar a uma relativa normalidade. E é nesse sentido que aponta a Queimas das Fitas de Coimbra, que tem edição marcada para este ano, mais precisamente para acontecer de 22 a 29 de outubro.
Segundo um post nas redes sociais, a organização diz que as Noites de Parque da Queima das Fitas de Coimbra “estão de volta na edição mais aguardada de sempre”. O anúncio é relativamente curto, mas promete mais informações em breve, sendo que “todas as medidas de segurança impostas serão cumpridas”.
Porém, e embora a vontade de concretizar algo seja muita, está tudo dependente da aprovação da DGS. Foi o que disse Carlos Missel, coordenador geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas de Coimbra, em declarações ao JN, alegando ainda “que se as regras previstas para a terceira fase de desconfinamento entrarem em vigor, não haverá motivos para que a festa dos estudantes não se realize”.
Para entrarem, os estudantes terão de apresentar certificado de vacinação ou teste negativo à covid-19. O recinto terá também um espaço limitado, mas ainda assim com o espaço necessário para que se possa garantir um maior distanciamento social, algo que será difícil de cumprir num evento universitário do género.
A realizar-se, esta será a primeira Queimas das Fitas em época de pandemia.