Projeto TransforMAR permitiu recolher mais de 47 toneladas de plástico das praias portuguesas

O plástico recolhido foi convertido em donativos monetários para apoiar 15 IPSS selecionadas pelas autarquias que acolheram o projeto.

Projeto TransforMAR
- Publicidade -

O projeto TransforMAR, promovido pelo Lidl Portugal e Electrão, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, voltou a marcar presença nas praias portuguesas durante a época balnear passada, com o objetivo de sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Naquela que foi a sua 3ª edição, esta iniciativa contou também com a participação da Brigada do Mar, que se associou ao projeto alargando a sua abrangência e duração, permitindo a recolha de resíduos plásticos em outras zonas, que não as concessionadas, fora da época balnear.

Através da disponibilização de um depósito próprio em 15 praias portuguesas de norte a sul do país, para que os veraneantes pudessem colocar os seus resíduos plásticos durante os meses de julho, agosto e setembro, o TransforMAR recolheu um total de 5,4 toneladas de plástico, um resultado que superou os números da edição anterior (2,6 toneladas).

Em parceria com a associação da Brigada do Mar, o projeto promoveu ainda, ao longo do ano de 2020, oito ações de limpeza de praias, numa extensão de mais de 200 km de costa que, com a intervenção de 76 voluntários, permitiram retirar da orla marítima 42 toneladas de resíduos plásticos, quase 80% do total de resíduos recolhidos.

Assumindo o compromisso de transformar o plástico recolhido num benefício direto para a comunidade e, em resposta aos desafios económicos trazidos pelo atual contexto de pandemia, o projeto transformou o total das 47,4 toneladas de plástico recolhido em donativos monetários para apoiar IPSS locais nos concelhos das praias onde o TransforMAR marcou presença. Selecionadas pelas câmaras municipais que têm demonstrado um papel ativo na proteção do planeta, desde a primeira edição do TransforMAR, 15 IPSS irão receber um apoio de 1.000€ cada na sequência da valorização de cada tonelada de plástico recolhido.

Nas edições anteriores, o plástico recolhido foi transformado em equipamentos para a prática de atividade física e em mobiliário urbano.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Projeto TransforMAR promove recolha de resíduos em 20 praias de norte a sul do país

Todo o plástico recolhido à margem deste projeto será convertido em donativos para projetos de impacto ambiental.

Garrafões da Água Serra da Estrela passam a ser feitos de plástico 100% reciclado

Recorde-se que desde 2017, a Água Serra da Estrela já incorpora 25% de plástico reciclado em todas as suas garrafas de plástico, que são também 100% recicláveis.

Mercadona passa a vender as suas pizzas em embalagens com plástico reciclado e reciclável

A cadeia espanhola está a levar a cabo a sua Estratégia 6.25 para a redução de plástico e a gestão dos resíduos e investirá neste plano mais de 140 milhões de euros até 2025.

Continente incorpora 25% de plástico reciclado nas garrafas de água de marca própria

Tal vai permitir poupar 400 toneladas de plástico virgem por ano.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Streamings da RTP2 e RTP3 passam finalmente para HD

Não, não é Full HD, mas tudo é melhor que o SD.

NOS Wi-Fi vai ser descontinuado em agosto

Estavam a contar com o serviço quando fossem de férias para aceder à Internet? É melhor pensarem em alternativas.