O projeto Folding@Home já existe há quase 20 anos, mas neste período complicado, a NVIDIA relembra todos os entusiastas que podem, a partir das suas casas, ajudar a combater a COVID-19.
Numa partilha nas suas redes sociais, a NVIDIA deixa um atalho para que todos possam usar as suas placas gráficas para ajudar na tarefa de descodificação do novo coronavírus.
Através do download da aplicação Folding@Home e de uma configuração simples, os utilizadores podem colocar os seus GPUs a usarem alguns dos recursos do seu processamento, que não esteja ser utilizado, para que possam fazer parte de uma super-rede, ou de um super computador. Fazendo isto serão capazes de aumentar o processamento de dados referentes a diferentes doenças em investigação, como é o caso do novo coronavírus, ao criar simulações da sua estrutura e de vários cenários de combate ao vírus.
Com os dados obtidos, os investigadores vão poder compreender melhor o comportamento do vírus e até desenvolver terapias, vacinas e outras formas de o combater.
Apesar do apelo da NVIDIA, o projeto Folding@Home funciona com todo o tipo de GPUs, embora sejam recomendados alguns equipamentos mais avançados e modernos para não comprometer o uso diário dos computadores.
Para conhecerem mais sobre o projeto, podem visitar a página oficial do Folding@Home e começar a ajudar.