Projeto Bebidas+Circulares com mais de 1,2 milhões de embalagens de bebidas recolhidas em Lisboa

Uma elevada adesão por parte dos lisboetas.

- Publicidade -

O projeto Bebidas+Circulares, que está a ser desenvolvido em Lisboa desde o final de novembro do ano passado, já contribuiu para a recolha de mais de 1,2 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, a que correspondem mais de 64 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem.

Por dia, foram recolhidas em média mais de 400 embalagens em cada máquina. O projeto conta com a importante parceria da Câmara Municipal de Lisboa na recolha e encaminhamento das embalagens de bebidas nos 11 locais.

Este projeto tem como objetivo incentivar cada vez mais os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido, por circuitos dedicados a realizar pela Câmara Municipal de Lisboa, seja reciclado, promovendo a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

As regras de utilização e funcionamento das máquinas de recolha automática são muito simples. Os cidadãos depositam nas máquinas as embalagens aceites (garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET, e latas de metal e, nas máquinas identificadas, garrafas de vidro, não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas) e recebem um talão no valor total correspondente às embalagens devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros.

Estes talões podem ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as embalagens foram entregues. O valor recebido pode ser doado à Associação Mais Proximidade Melhor Vida, de apoio a população idosa a viver na grande Lisboa, bastando para isso selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação. Três das 11 máquinas funcionam em regime exclusivo para donativos. No caso do Mercado Municipal de Benfica, as doações revertem para a Associação Ajuda de Berço, instituição que apoia bebés e crianças desprotegidas localizada na Freguesia de Benfica. Até ao momento, já foram doados mais de 2.000€ a estas duas instituições.

As 11 máquinas de devolução automática estão instaladas em lojas das insígnias de vários associados da APED, como o Continente, Pingo Doce, Lidl, Auchan e El Corte Inglés e ainda no Mercado Municipal de Benfica, em resultado da parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Os materiais recolhidos são encaminhados para as instalações da Valorsul com vista à sua reciclagem.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Muito bem. Muito bonito. Se conseguirem ultrapassar,em reciclagem, a acção da CML isso seriam muito bom.
    Seja como for, apenas se recicla 7% do lixo, mais que isso não há saída.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

The Sandman recebe um primeiro clipe para a série da Netflix

A célebre banda desenhada de Neil Gaiman ganha finalmente vida no pequeno ecrã.

Netflix recria a icónica introdução de Cowboy Bebop para a sua série

Enquanto não nos chega um trailer ou clipes, temos uma bela reinterpretação live-action da intro de Cowboy Bebop.