Projeto da futura Ligação Ferroviária de Alta Velocidade Porto-Vigo aproveitará os estudos do traçado de 2009

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O caminho-de-ferro é um dos pilares do futuro da mobilidade.

O futuro troço da Linha de Alta Velocidade Porto-Vigo é um dos principais investimentos projetados na modernização da rede ferroviária que liga Portugal à Europa, no âmbito do Eixo Atlântico.

Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), avançou no programa Hoje em Dia, emissão conjunta da rádio Antena Minho e da Onda Cero, de Vigo, no dia 31 de janeiro, que o projeto da futura Ligação Ferroviária de Alta Velocidade Porto-Vigo, aproveitará os estudos do traçado de 2009.

“Vamos atualizar esses estudos de engenharia e ambiente e voltar a submetê-los ao Ministério do Ambiente…ao contrário de Espanha, Portugal, durante muitos anos, apostou muito na sua rede de estradas,…reconhecendo os decisores políticos, mais recentemente, que o caminho-de-ferro é um dos pilares do futuro da mobilidade”, disse o responsável.

Sobre a futura Ligação em Alta Velocidade entre Braga e Vigo, que implicará a construção de uma nova estação em Braga, Carlos Fernandes disse que um novo atravessamento do rio Minho será construído a montante da atual ponte internacional de Valença.

Quanto ao calendário de construção da nova via, o vice-presidente da IP afirmou que “o mesmo implica uma grande coordenação com o lado de Espanha”, lembrando que, “no passado, Portugal comprometeu-se em avançar com a alta velocidade entre Porto e Vigo e depois recuou…atualmente, existe um compromisso político entre ambos os países e estão a avançar os estudos com o objetivo de ter a Ligação de Alta Velocidade entre Braga e Vigo concluída até 2030”.

Na mesma emissão, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, afirmou que “só a nova Linha de Alta Velocidade permitirá encurtar a viagem para uma hora, o que será verdadeiramente diferenciador e irá mobilizar utilizadores… as novas ligações por ferrovia entre as grandes cidades do norte de Portugal e da Galiza, e destas ao aeroporto Sá Carneiro, têm de ‘coser’ com a micromobilidade”, que, no caso de Braga, passará por ligações ‘metro-bus’ com as cidades de Guimarães, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.

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