Conhecidos os primeiros finalistas do Festival da Canção 2019

por Alexandre Lopes

Conan Osíris, Matay, Calema e Ana Cláudia. São estes os primeiros artistas com lugar confirmado na Grande Final do Festival da Canção 2019.

A primeira semifinal, apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo, aconteceu ontem, dia 16 de fevereiro, nos estúdios da RTP, em Lisboa.

Foram oito os temas a concurso, mas somente quatro podia prosseguir na prova. E estas foram as pontuações:

“Perfeito”, Matay: 22 pontos
“Telemóveis”, Conan Osíris: 19 pontos
“A Dois”, Calema: 18 pontos
“Inércia”, Ana Cláudia: 13 pontos
“É O Que É”, João Campos: 13 pontos
“Mais Brilhante Que Mil Sóis”, Ela Limão: 11 pontos
“Hoje”, Filipe Keil: 8 pontos
“O Meu Sonho”, Soraia Tavares: 6 pontos

Como é que chegámos a estas pontuações? Portanto, em primeiro lugar, o júri, constituído por Júlio Isidro e Isaura , Álvaro Costa, Selma Uamusse, Pedro Penim, Maria João e Rita Redshoes deu 12 pontos ao tema “Perfeito”, interpretado por Matay. Depois atribuíram 10 pontos aos Calema, mas somente 7 pontos à música do Conan Osíris.

Já o público em casa não concordou, tendo dado os 12 pontos a Conan Osíris e 10 pontos a Matay, notando-se que houve aqui uma clara diferença de opiniões. É que o tema de Conan Osíris tem sido o preferido desde sempre para ganhar o Festival da Canção, pelo que, caso isso não aconteça, pode gerar uma revolta nas redes sociais.

Quanto à segunda semifinal, acontece já no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, e vai ter os temas “Pugna” (Surma), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), “O Lugar” (André Tentúgal/ Lara Laquiz), “Igual a ti” (NBC), “O Jantar” (Pedro Pode/João Couto), “Debaixo do luar” (Rui Maia/Mila Dores), “Lava” (Miguel Guedes/Dan Riverman) e “Mar Doce” (Mariana Bragada). Destes oito temas, quatro passam também para a final.

A 53ª edição do Festival da Canção acontece a 2 de março, no Portimão Arena, e os bilhetes já estão à venda. A gala será conduzida por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim e, daí, sairá vencedora a canção que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, a decorrer de 14 a 18 de maio em Telavive, Israel.

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: