Postos de carregamento de veículos elétricos disponíveis em vários municípios do Médio Tejo

- Publicidade -

Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Sertã. São estes os municípios do Médio Tejo que já têm postos de carregamento de veículos elétricos em funcionamento.

A medida surge na sequência do Protocolo de Colaboração Institucional Promoção da Mobilidade Elétrica na Região do Médio Tejo, celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e a MOBI.E (Mobilidade Elétrica). Aliás, para utilizar estes pontos, há que fazer o registo no site da MOBI.E e aderir ao respetivo cartão que dá acesso a todos os postos de carregamento da rede pública.

Alguns destes postos já estavam instalados há algum tempo, porém careciam de falta de certificação, razão pela qual só terem sido accionados na passada quinta-feira, dia 3 de janeiro.

Estes carregadores EV Charger 22kVA, ou seja, daqueles rápidos, podem carregar um veículo na sua totalidade em cerca de 30 minutos, dependendo, também, da bateria do próprio automóvel. Cada um destes postos instalados no Médio Tejo tem aptidão para dois veículos.

O melhor de tudo é que, numa primeira fase, os carregamentos serão gratuitos. Eventualmente, após este período experimental, os preços serão os mesmos que os já aplicados na restante rede pública nacional.

O objetivo do protocolo é instalar pelo menos um carregador público em cada concelho, pois só assim se promove a chamada “mobilidade inteligente”. É expectável que, no futuro, estes municípios criem lugares de estacionamento exclusivos para veículos elétricos, bem como acabem por adquirir estes veículos amigos do ambiente e, dessa forma, renovarem a frota municipal.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados