Portugueses perderam 100.000€ em burlas online só em janeiro deste ano

Os dados são do Portal da Queixa.

burlas online janeiro
- Publicidade -

Com o confinamento e com boa parte da população em casa, 2020 viu surgir uma grande tendência, mais especificamente relacionada com as burlas online. Em maio do ano passado, revelámos que, em média, surgiam 34 burlas por dia relacionadas com o MB Way, com alguns milhões de euros a terem sido roubados.

Pois bem, 2021 parece não reverter essa tendência. Só em janeiro, estimam-se perdas de 100.000€. Os dados são do Portal da Queixa, que registou uma média de 20 reclamações por dia, num total de 621 queixas, no passado mês de janeiro. Foi um aumento de 71% relativamente a janeiro de 2020, mês em que se registaram “apenas” 363 queixas.

A realidade é que o confinamento da sociedade e as restrições de circulação impostas pelo contexto pandémico fizeram disparar as compras online. Mas isto traz também um problema: com muitas pessoas a procurarem grupos de Facebook ou plataformas como o OLX para comprarem artigos em segunda mão, acabam por utilizar métodos de pagamento online com os quais não estão familiarizados.

Voltando ao MB Way, a única forma de fazerem o pagamento a alguém é enviando, através da app, o montante acordado para o número de telemóvel de outra pessoa. Não precisam de ir ao Multibanco, de dar códigos PIN, nada. Em caso de dúvida, peçam ajuda a um amigo. Mas nunca, nunca, forneçam informações pessoais e sensíveis.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Portal da Queixa e OLX juntam-se para combater burlas online

O objetivo é, lá está, trocar informações e sinergias entre as duas entidades, com o propósito de se criarem mecanismos de aprendizagem que ajudem os consumidores a evitarem este tipo de situações ou a minimizarem o impacto psicológico e económico das mais variadas burlas existentes.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

CP repõe a totalidade de lugares disponíveis nos comboios apenas com lugares sentados

Fica sem efeito qualquer limitação imposta no âmbito da pandemia COVID-19.

Explora Journeys. Grupo MSC entra no mercado de cruzeiros de luxo

O primeiro dos quatro navios de luxo iniciará os seus cruzeiros em 2023, com outros três navios programados para navegar em 2024, 2025 e 2026.

As novidades da Square Enix na E3 2021

Marvel e Final Fantasy marcaram presença na transmissão.