Portugueses perderam 100.000€ em burlas online só em janeiro deste ano

- Publicidade -

Os dados são do Portal da Queixa.

burlas online janeiro

Com o confinamento e com boa parte da população em casa, 2020 viu surgir uma grande tendência, mais especificamente relacionada com as burlas online. Em maio do ano passado, revelámos que, em média, surgiam 34 burlas por dia relacionadas com o MB Way, com alguns milhões de euros a terem sido roubados.

Pois bem, 2021 parece não reverter essa tendência. Só em janeiro, estimam-se perdas de 100.000€. Os dados são do Portal da Queixa, que registou uma média de 20 reclamações por dia, num total de 621 queixas, no passado mês de janeiro. Foi um aumento de 71% relativamente a janeiro de 2020, mês em que se registaram “apenas” 363 queixas.

A realidade é que o confinamento da sociedade e as restrições de circulação impostas pelo contexto pandémico fizeram disparar as compras online. Mas isto traz também um problema: com muitas pessoas a procurarem grupos de Facebook ou plataformas como o OLX para comprarem artigos em segunda mão, acabam por utilizar métodos de pagamento online com os quais não estão familiarizados.

Voltando ao MB Way, a única forma de fazerem o pagamento a alguém é enviando, através da app, o montante acordado para o número de telemóvel de outra pessoa. Não precisam de ir ao Multibanco, de dar códigos PIN, nada. Em caso de dúvida, peçam ajuda a um amigo. Mas nunca, nunca, forneçam informações pessoais e sensíveis.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados