Portugueses já entregaram mais de 12 milhões de embalagens de bebidas em máquinas de recolha automática

Uma média de 39.000 embalagens devolvidas por dia.

máquinas de recolha automática
- Publicidade -

O projeto-piloto de incentivo à reciclagem Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta! começou em março do ano passado e pode-se dizer que tem sido um sucesso. Até agora, os consumidores já entregaram mais de 12 milhões de embalagens de bebidas em plástico nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental (ver localizações aqui), com o objetivo de serem recicladas e darem origem a novas garrafas.

Com uma média de 39.000 embalagens devolvidas por dia, das quais 66% tinham capacidade acima dos 0,5 litros, foram recolhidas cerca de 350 toneladas de PET para reciclagem. Com o plástico recolhido nas máquinas, serão produzidos materiais reciclados de elevada qualidade para a incorporação em novas garrafas de bebidas, promovendo, assim, a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

Os prémios dados em talão para serem utilizados em compras atingiram os 500.000€, enquanto que o valor de donativos nas 23 máquinas foi de 10.000€.

No momento em que estão atingidos os objetivos ambientais deste projeto piloto, a vertente social ganha um novo protagonismo.

A partir de hoje e até 15 de setembro, este projeto-piloto entra numa fase exclusiva para donativos a 23 instituições de apoio social selecionadas, uma por cada máquina instalada de norte a sul do país. O projeto cumpre assim outra das suas dimensões: a responsabilidade social associada à consciência ambiental.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Maia é o primeiro município do país a indexar tarifa à produção de resíduos

Até ao final do ano, os munícipes abrangidos vão conseguir perceber a diferença entre a fatura atual, indexada ao consumo de água, e a fatura virtual, que vão passar a receber, que revelará a tarifa que pagariam calculada através do novo modelo.

Cascais já tem máquinas que dão prémios em troca de embalagens de bebidas

São 10 as máquinas disponíveis que podem dar prémios ou experiências como visitas a museus, escovas de dentes em bambu, entre outros.

Ecocentros Móveis começam a circular em alguns municípios do norte

O projeto, da LIPOR, pretende tornar a prática da reciclagem cada vez mais acessível a todos.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

LENNA. Nova marca aposta em sapatos vegan, sustentáveis e feitos em Portugal

Na verdade, trata-se de uma fusão entre alpercatas e ténis. E é bem provável que tenhamos aqui a sensação do verão.