Portugal tem 53 praias com zero poluição

- Publicidade -

Espalhadas por 30 concelhos, sendo uma redução de 22% em relação a 2020 e sem nenhuma água balnear interior.

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável anunciou esta semana que existem 53 praias ZERO poluição em Portugal.

Uma praia ZERO poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares. Em 2021, as praias com ZERO poluição representam 8% do total das 643 zonas balneares em funcionamento, uma redução de 22%, menos 15 praias, em relação às 68 classificadas no ano passado.

Todas as praias classificadas o ano passado como praias ZERO poluição estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água “excelente”. Porém, na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder ser consideradas praias ZERO poluição.

Concelhos como Torres Vedras e Angra do Heroísmo tiveram, assim, um número significativo de praias retiradas da lista (nove e cinco praias, respetivamente). Em termos de balanço, saíram da lista do ano passado 29 praias e entraram 14 novas.

Esta análise da Associação ZERO teve em conta os parâmetros da legislação em vigor. Os concelhos com maior número de praias ZERO poluição são Alcobaça, Porto Santo (Madeira) e Tavira com quatro praias; e Faro, Peniche, Sesimbra e Vila do Bispo com três.

De referir que há 43 praias ZERO no continente em 24 concelhos, seis nos Açores em cinco concelhos e quatro na Madeira num único concelho.

Podem conhecer a lista de praias ZERO Poluição aqui.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados