Falar do Portugal dos Pequenitos é falar de um local que atravessa gerações.
Afinal de contas, quantos e quantos de nós, em miúdos, não visitámos o espaço, nem que fosse somente por uma vez? É, por isso, um dos espaços mais emblemáticos de Coimbra (e do país).
Numa altura em que o espaço se prepara para celebrar 81 anos de existência, que se comemora em junho, eis que o Portugal dos Pequenitos abre de “cara lavada”, uma vez que tem vindo a ser reabilitado.
As portas reabriram esta sexta-feira, dia 28 de maio, com “melhores condições de visita”, fruto do “melhoramento da rede de infraestruturas e intervenções de requalificação paisagista”.
O destaque vai para a praça renovada no momento da entrada, onde se utilizou pedra de corte irregular reaproveitada dos pavimentos antigos, mas também para o caminho de volta do novo Portugal dos Pequenitos, em homenagem ao mentor do Portugal do Pequenitos, Fernando Bissaya Barreto.
Está também patente, neste caso até outubro, a exposição Materiais e Mestrias, repartida por quatro módulos distribuídos pelo parque, que pretende captar a atenção dos visitantes para a mestria e génio criativo com que o arquiteto Cassiano Branco o executou, há mais de oito décadas, e que foi pensada para dar a conhecer os materiais de construção tradicionais e o património etnográfico nacional e países de expressão portuguesa.
De resto, há novos espaços verdes e outros melhorias feitas, sendo que, ao longo dos próximos anos, o Portugal dos Pequenitos irá continuar a beneficiar de um projeto amplo de requalificação e de expansão.
E com esta reabilitação, também o espaço ficou mais tecnológico. Como? Graças a uma app que permitirá ter informações sobre cada monumento e cada casinha através da leitura do respetivo QRCode.
No que toca aos bilhetes, podem não só comprar no local, mas também na Blueticket. O espaço está aberto todos os dias, das 10h às 19h.