Portugal cresce no setor dos jogos digitais

- Publicidade -

Estamos a experimentar a transição digital em todos os campos da vida quotidiana. A população portuguesa lidera a classificação de conexão em determinados seguimentos e está abaixo da média em outros. Esse processo é natural e mostra como a sociedade adapta o mundo digital ao seu dia a dia.

O Gabinete de Estatísticas da União Europeia, o Eurostat, revelou dados que mostram que os portugueses estão acima da média quando se trata de consumir conteúdos noticiosos pela Internet, dado que 86% da população procurou informar-se por veículos de notícias online. Porém, ainda segundo os dados do Eurostat, apenas 66% dos portugueses recorreram ao consumo de “streaming” — sejam vídeos, televisão, sérios ou filmes — para entretenimento digital. A média de engajamento com esta categoria de conteúdo é de 74% no conjunto dos países da União Europeia.

setor dos jogos digitais

Dessa maneira, presenciamos como os meios digitais se popularizam e ganham cada vez mais espaço nas atividades diárias da população. Tais avanços geram profundas mudanças – são criados novos mercados, empregos que antes não se podiam imaginar e novas formas de viver.

Um dos novos mercados que se desenvolveu de forma positiva em Portugal foi o setor de videojogos, que já vale 250 milhões de euros, segundo números da Worten. Mas não é apenas nas terras portuguesas onde o gaming ganha espaço, naturalmente. Estima-se que, em 2020, o segmento tenha gerado 23,3 mil milhões de euros na Europa. Essa cifra mostra um crescimento de 16,5% entre 2019 e 2020.

Os números não mentem. O mercado de videojogos em Portugal é um campo em que muitas empresas trabalham para conquistar o seu espaço e cair nas graças do público nacional. Por exemplo, a gigante Sony, que produz a PlayStation e os seus jogos exclusivos, está empenhada em dobrar os seus jogos em Português de Portugal, dando uma atenção especial aos portugueses.

setor dos jogos digitais

Um mercado com tamanho poderio alcança os mais diversos segmentos de jogos. As consolas de videojogos, telemóveis e os computadores conseguem emular todos os jogos, sejam novos ou antigos. E é isso que torna esse universo quase infinito.

Os lançamentos, especialmente de célebres franquias, foram os jogos mais vendidos na Europa em 2021. FIFA 22, Call Of Duty: Vanguard, Battlefield 2042, FAR CRY 6 e Grand Theft Auto V (jogo de 2013 que continua a receber atualizações ao longo dos anos) são alguns dos videojogos que formam a lista dos mais vendidos e comprovam que uma franquia sólida pode render imenso dinheiro aos estúdios. Mas não só de novidades vive a indústria gaming.

Um segmento que conta com muitos adeptos e exige um alto nível de inovação são os clássicos jogos de mesa que migraram para o mundo digital. Existem dois exemplos muito populares dessa tendência: primeiro os jogos de casino como o blackjack, depois clássicos como o xadrez. Ambos os exemplos são encontrados em diversos sítios web, entre eles os especializados PokerStars Casino e Chess.com, respetivamente.

A expansão dos videojogos supera fronteiras para entrar no mundo dos filmes e séries. Uma das maiores plataformas de streaming do mundo, a Netflix, já conta com diversos conteúdos inspirados no mundo gaming. Além das atuais séries, que tiveram a sua continuidade garantida, foram anunciados novos títulos inspirados nas histórias de famosas franquias de videojogos.

E não é só no audiovisual que a indústria dos jogos digitais está a marcar presença. Os jogos digitais, que já foram sinalizados como prejudiciais, ganharam uma nova interpretação, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a utilização moderada de videojogos como uma forma positiva de entretenimento e interação com outras pessoas. Ainda no campo da saúde, a startup portuguesa Clynx aposta num videojogo para ajudar aos pacientes que estão a passar por tratamentos de fisioterapia. Os criadores do programa acreditam que o incentivo através do videojogo é “motivador e mais agradável”.

É com esse panorama que o mundo digital se funde com a realidade portuguesa. Os hábitos antigos ganham uma nova forma de ser, porém sem perder a sua essência.

Todos os setores da sociedade sofrem influência dessas mudanças. Por exemplo, o Politécnico de Leiria aumentou o número de vagas para o curso de Jogos Digitais e Multimédia. A transformação digital, assim como muitas outras, toma forma na vida quotidiana de forma gradativa. O movimento digital já é uma realidade e os videojogos estão a ocupar novos setores, com diferentes formas de aplicação e em busca de objetivos distintos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados