Porto/Post/Doc 2020 já tem datas para acontecer ao Porto

A edição deste ano terá como tema central A Cidade do Depois.

Porto/Post/Doc 2020
- Publicidade -

É entre 20 e 29 de novembro que o festival Porto/Post/Doc regressa às salas do Porto, numa edição adaptada a estes tempos.

Tendo como tema central A Cidade do Depois, tal assunto marcará o ciclo de conversas do Fórum do Real e será o mote para um programa especial de filmes que incluirá obras de Pedro Costa, António Campos, Chris Marker, entre outros. Tendo como espaço central o Rivoli – Teatro Municipal do Porto, o evento manterá a sua programação nas salas do Passos Manuel e no Planetário do Porto, propondo, paralelamente, uma edição online que disponibilizará grande parte da selecção em VoD.

A Cidade do Depois desenhará, assim, um programa que olha as transformações da representação cinematográfica das cidades ao longo do último século, desde o frenesim das vanguardas nos loucos anos 20 ao slow cinema contemporâneo. Esta será a cidade – que muitas vezes já não é mais do que o simulacro de cidade – que alimentará a discussão do Fórum do Real que, este ano, contará com a participação de Boaventura de Sousa Santos (sociólogo), Paulo Pires do Vale (filósofo), Ana Aragão (arquitecta), Roger Koza (crítico de cinema), Pascale Cassagnau (historiadora de arte), Maria João Madeira (programadora), entre outros. Pela primeira vez, e numa resposta aos novos tempos, o fórum será realizado num modelo misto, com participações online e presenciais.

Além do debate, o festival apresentará também um programa restrito de filmes intitulado sob o mesmo título, que pretende reflectir algumas das aproximações mais singulares da cidade através do cinema e que inclui, entre outros, A Invenção do Amor (1965), de António Campos; Juventude em Marcha (2006), de Pedro Costa; Killer of Sheep (1978), de Charles Burnett; La Jetée (1962), de Chris Marker; Millennium Mambo (2001), de Hou Hsiao-Hsien; e The Exiles (1961), de Kent Mackenzie.

O programa completo do festival será apresentado a dia 3 de novembro.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,691FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Mini-Críticas de 2020 (Cinema)

Opiniões concisas sobre alguns filmes para os quais não tivemos possibilidade de escrever uma crítica completa antes do fim do ano.

Braga vai receber a primeira edição de um novo festival dedicado ao Hip Hop, Trap, Rap e R&B

O Solnaro Music Festival vai acontecer no Altice Forum Braga a 16 e 17 de julho de 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Apple volta a estender a oferta anual do Apple TV+

Devia terminar em fevereiro, mas esta renovação da oferta faz com que os utilizadores tenham acesso ao serviço de streaming até julho deste ano.

2ª temporada de Batwoman estreia a 19 de janeiro na HBO Portugal

Nesta nova temporada, depois de Kate Kane desaparecer misteriosamente, Ryan Wilder (Javicia Leslie) descobre o Batsuit de Kate Kane e não faz ideia de como a sua vida está prestes a mudar drasticamente.