Porto/Post/Doc 2020 já tem datas para acontecer ao Porto

A edição deste ano terá como tema central A Cidade do Depois.

Porto/Post/Doc 2020
- Publicidade -

É entre 20 e 29 de novembro que o festival Porto/Post/Doc regressa às salas do Porto, numa edição adaptada a estes tempos.

Tendo como tema central A Cidade do Depois, tal assunto marcará o ciclo de conversas do Fórum do Real e será o mote para um programa especial de filmes que incluirá obras de Pedro Costa, António Campos, Chris Marker, entre outros. Tendo como espaço central o Rivoli – Teatro Municipal do Porto, o evento manterá a sua programação nas salas do Passos Manuel e no Planetário do Porto, propondo, paralelamente, uma edição online que disponibilizará grande parte da selecção em VoD.

A Cidade do Depois desenhará, assim, um programa que olha as transformações da representação cinematográfica das cidades ao longo do último século, desde o frenesim das vanguardas nos loucos anos 20 ao slow cinema contemporâneo. Esta será a cidade – que muitas vezes já não é mais do que o simulacro de cidade – que alimentará a discussão do Fórum do Real que, este ano, contará com a participação de Boaventura de Sousa Santos (sociólogo), Paulo Pires do Vale (filósofo), Ana Aragão (arquitecta), Roger Koza (crítico de cinema), Pascale Cassagnau (historiadora de arte), Maria João Madeira (programadora), entre outros. Pela primeira vez, e numa resposta aos novos tempos, o fórum será realizado num modelo misto, com participações online e presenciais.

Além do debate, o festival apresentará também um programa restrito de filmes intitulado sob o mesmo título, que pretende reflectir algumas das aproximações mais singulares da cidade através do cinema e que inclui, entre outros, A Invenção do Amor (1965), de António Campos; Juventude em Marcha (2006), de Pedro Costa; Killer of Sheep (1978), de Charles Burnett; La Jetée (1962), de Chris Marker; Millennium Mambo (2001), de Hou Hsiao-Hsien; e The Exiles (1961), de Kent Mackenzie.

O programa completo do festival será apresentado a dia 3 de novembro.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
784SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Foo Fighters, The National e Liam Gallagher no Rock in Rio Lisboa 2022

As três bandas têm presença garantida na 9.ª edição do festival - reagendada para junho de 2022 - mantendo assim o alinhamento previsto para este dia.

North Music Festival é adiado, mas para setembro e outubro deste ano

Dois meses depois, eis que finalmente temos novidades sobre o North Music Festival 2021.

Mortal Kombat e Nomadland entre os filmes que vão estar no cinema a partir de 19 de abril

Falta menos de uma semana para algo que os portugueses desejam há bastante tempo: a possibilidade de ver um filme no grande ecrã.

Crítica – Voyagers

Voyagers possui uma fórmula bem-sucedida de ficção científica e leva-a por um caminho de desenvolvimento desinteressante, nada surpreendente e frustrantemente genérico.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Plano Ferroviário Nacional quer ligar todas as capitais de distrito e cidades com mais de 20.000 habitantes

Pensado a longo prazo, é a primeira vez que Portugal tem um Plano Ferroviário Nacional. O investimento estimado é de 10 mil milhões de euros.

O novo Pastel de Nata da BAGGA cortou 50% no açúcar

E como seria de esperar, houve uma redução de gordura. Porém, a BAGGA promete o sabor de sempre no seu Pastel de Nata.

McBifana está de volta aos restaurantes McDonald’s

Nas versões McBifana Original e McBifana Mostarda.