8% da equipa PlayStation será afetada, com um estúdio a ser encerrado.
Numa carta enviada a todos os trabalhadores da PlayStation, Jim Ryan, ainda atual presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, anunciou que irá reduzir 8% da equipa, ou seja, serão despedidas aproximadamente 900 pessoas.
Esta redução de equipa irá impactar postos de trabalho um pouco por todo o mundo e de todos os departamentos da PlayStation, afetando diretamente os estúdios. Esta medida, que é considerada como “inevitável” na carta divulgada, resulta de uma reestruturação interna com foco na sustentabilidade da empresa.
Dentro das várias áreas e estúdios afetados, os que terão maior impacto serão, por exemplo, o PlayStation London Studio, que será encerrado na sua totalidade, – deixando para trás um legado de experiências como Erica, Blood and Truth, jogos da série SingsStars e jogos para o Eye Toy – e o Firesprite Studio – que nos trouxe Horizon: Call of the Mountain -, que terá a sua equipa reduzida.
Na carta, Ryan menciona a redução de várias funções dentro da SIE no Reino Unido, um programa de suporte para novas carreiras no Japão e que, nos restantes países onde opera, irá começar a comunicar com aqueles que possam ter o seu trabalho em risco.
Esta é mais uma nódoa negra na indústria dos videojogos, com despedimentos em massa, que este ano já atinge cerca de 7000 despedimentos, dos quais se destacam 1800 da Unity, 530 da Riot Games e 1900 da Microsoft/Xbox.