A funcionalidade vai tornar os jogos mais fluidos e responsivos.
VRR ou Taxa de Atualização Variável é um termo conhecido por jogadores de PC e Xbox que permite que as TVs e os monitores mais modernos reconheçam e adaptem a atualização de imagem de ecrã de acordo com a taxa de frames debitada por um jogo.
Após muita espera e antecipação, a PlayStation 5 vai finalmente receber a funcionalidade, o que significa que alguns jogos compatíveis vão ficar ligeiramente melhores.
A PlayStation revelou que o VRR vai ter lançamento global durante esta semana, assim como uma lista de jogos que vão receber patches de compatibilidade com este novo formato. A ideia do VRR acima descrita faz com que os jogos se apresentem melhorados, isto é, com menos artefactos visuais e com tempos de resposta mais rápidos, graças à sincronia e comunicação dos ecrãs com a PlayStation 5.
Para tirarem partido desta tecnologia, os jogadores terão que ter o material necessário, como uma TV ou monitor capaz de adaptar a taxa de atualização (como por exemplo monitores com FreeSync ou com G-Sync) e que tenham ligação HDMI 2.1.
Aquando da atualização, os jogadores vão poder ativar o VRR até mesmo em jogos considerados não suportados, com o aviso de que poderão não funcionar da maneira devida, revelando inesperados efeitos visuais.
Depois da atualização, estes são, para já, os jogos confirmados que irão receber suporte nativo:
- Astro’s Playroom
- Call of Duty: Vanguard
- Call of Duty: Black Ops Cold War
- Destiny 2
- Devil May Cry 5 Special Edition
- DIRT 5
- Godfall
- Marvel’s Spider-Man Remastered
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- Ratchet & Clank: Rift Apart
- Resident Evil Village
- Tiny Tina’s Wonderlands
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
- Tribes of Midgard