Pizzaria Luzzo aposta num menu de outono para uma verdadeira festa de sabores

- Publicidade -

Luzzo, assim se escreve o nome desta agradável cadeia de pizzas que acaba de lançar um menu especial de outono a pensar na fusão da gastronomia italiana com a portuguesa. E não se saiu mesmo nada mal!

Num dos bairros novos de Odivelas, entre árvores frondosas e prédios de varandas acrílicas, encontra-se a Pizzaria Luzzo que, como o nome indica, casou os zz de uma das mais emblemáticas comidas de Itália, a bela pizza, com o timbre de lusitano, e no melhor dos sentidos: numa carta recheada de iguarias, vai brilhar até ao final do ano um delicioso menu com a evocação dos sabores e aromas desta época tão nostálgica que desemboca na quadra natalícia e antecede os rigores do inverno..

É verdade. Num enquadramento citadino bem arejado e bastante ameno, repleto de árvores altas, ainda cheias de verde folhagem, e com um espaço exterior bem agradável dominado pelos largos retângulos de cor preta dos generosos chapéus de sol que protegem a esplanada, a Pizzaria Luzzo é uma aposta ganha: um espaço gastronómico luminoso e acolhedor, ótimo quer para grandes grupos, quer para descontrair em família, mas sobretudo marcante pelos seus deliciosos pratos, agora com um destaque especial para os ingredientes de época frescos e saborosos.

É sem dúvida um bela surpresa, pensada para abrir o apetite, este menu sazonal: a Pizza Rosmarino, estrela desta proposta, e a Delizia d’Autonno. Formam ambas um autêntico desafio ao paladar, à base de sabores que resultam de uma fusão única e inesperada dos elementos gastronómicos tipicamente portugueses com os tipicamente italianos.

A Rosmarino é confecionada com ingredientes fresquíssimos, cuidadosamente selecionados para irem ao encontro dos aromas e sabores da estação: tomate, mozzarella, cogumelos Portobello salteados e abóbora assada; por cima, tempero de uns pezinhos de alecrim que, passados pelo calor do forno de lenha, dão à abóbora, distribuída em fatias, uma fragrância única… Na verdade, a abóbora é o elemento outoniço que confere a esta especialidade o seu toque colorido e um sabor verdadeiramente único.

Claro que é preciso ser-se apreciador, para tirar partido desta singularidade gastronómica, mas uma pizza é sempre uma pizza, e esta Rosmarino junta o melhor mozzarella com o molho de tomate e os deliciosos cogumelos Portobello, também estes rodeando a pizza em generosas porções.

Para um final doce, o menu apresenta a Delizia d’Autonno, uma sobremesa simples mas muito saborosa, servida sobre uma massa de pizza fina, semelhante à dos crepes, com mascarpone com mel, maçã verde, amêndoas doces e salgadas, polvilhada de canela. Entradas, couvert e bebida, esses, são à escolha.

O couvert é por pessoa (6,95€), composto de azeitonas marinadas, queijo creme de ovelha, manteiga com alho e coentros e os famosos dips.

Para as entradas, são várias as possibilidades: Grissinis, Focaccia (só com mozzarella ou com mozzarella e bacon), Rolinhos de espinafres e ricota, Rolinhos de ventricina e mozzarella, a deliciosa Brushetta (com presunto, tomate, o típico queijo de cabra chèvre, mel e nozes), a Burrata Criolla (com pesto e o conhecido molho Criolla à base de tomate maduro e cebola), a Burrata Tartufo (com presunto fatiado, trufa e azeitonas marinadas) ou, para quem preferir, a Travessa de enchidos e queijos, pontuada pela ventricina picante, o queijo creme de ovelha e a mortadela de pistachios.

Para os mais saudosos da tradição da sopa, há o Creme de abóbora e cenoura, bem à portuguesa.

Mas, indo além das entradas e dos menus especiais, como o Menu Executivo e o das propostas sazonais, a Pizzaria Luzzo apresenta também uma carta recheada de muitas outras possibilidades.

Para começar, o cliente tem à disposição uma lista de pizzas bastante atraente e variada. À Marguerita, Funghi, Formaggio, Anchoveta e Calzone, juntam-se as pizzas que têm sempre um toque especial da casa: a Criolla, com camarões salteados e bacon crocante; a Django, cujo forte é a cebola caramelizada juntamente com o presunto; a Popeye, coberta de molho ricota verde,espinafres frescos e creme balsâmico; a Tartufo, com carpaccio de trufas; a Tonno Tataki, com atum fresco panado em sésamo e cebola roxa; a Siffredi, com ventricina picante; e a LA Rossa, com mortadela de pistachio. Juntam-se ao cardápio, claro, a Luzzitânia, como não podia deixar de ser, com ponte forte no chouriço e pimentos morrones com coentros, e a Luzzo, cheia de cogumelos assados Portobello, bacon crocante e ananás caramelizado.

A qualquer uma destas versões podem ainda adicionar ingredientes extra: bacon crocante, queijos, cebola caramelizada, tomate cherry assado, temperos tais como azeite trufado, manjericão ou nozes ou ainda elementos especiais, como camarão, ventricina picante, picado veggie, entre muitos outros (cada extra varia entre os 1,95 e os 3,50€).

Não esquecer que também está disponível a pizza Veggie, com picado vegan preparado com tomate seco, pimentos e especiarias. Se ainda assim isto não vos satisfizer, podem sempre optar por criar a vossa própria pizza, escolhendo os vossos ingredientes preferidos.

Fora do capítulo das pizzas, estão ainda disponíveis várias Saladas (Frango, Salmão, Camarão e Caprese) e Massas, desde os deliciosos espaguetes italianos, os Gnocchis e os Fusili burrata.

Há, como seria de esperar, um Menu Kids (até 10 anos) com duas escolhas: ou Esparguete à Bolonhesa (com molho de tomate e carne de vitela picada) ou a Pizza Kids (à base de tomate, mozarella e fiambre).

Para um gran finale, o capítulo das sobremesas é, igualmente, uma aposta forte da Luzzo: Pizza Sweet&Salty, Macarrone de chocolate e caramelo salgado (com gelado), Panacotta de frutos silvestres, Tiramisù, Ganache de chocolate (com gelado), Cheesecake de morangos, Abacaxi com raspa de lima e, como não podia deixar de ser, os gelados (o menu refere apenas dois sabores à escolha).

Nada disto ficaria tão bom como é sem as bebidas perfeitas. Em primeiro lugar, há sempre o Cocktail do Mês, consultável na ementa digital do restaurante, assim como um naipe interessante de vinhos, além das cervejas e da Cup, a sangria Luzzo, servida a copo; depois, os Cocktails «Old School», com Margaritas, Mojitos, Caipirinhas, Caipiroskas e Morangoskas à escolha. A rodar para a criatividade, há o Cool Candy, uma bebida sem álcool que surpreende pelo sabor (Marshmallow, Laranja, Arando, Ananás e Groselha), o Pure Lovers (Vodka, Morango, Clara de Ovo, Limão e Hortelã), o Rosemary (Gin, Sumo de Limão e Ramo de Alecrim) e o Gin Bay (Gin, Ananás, Mezcal, Limão e Clara de Ovo).

Gins, Whiskies e Licores estão disponíveis, para acompanhar o café, de preferência intenso, marcante pelo seu acentuado travo ácido.

Portanto, razões não faltam, e boas, para uma visita à Pizzaria Luzzo. Se tiverem ocasião, é de experimentar! No caso do restaurante em Odivelas, está aberto todos os dias, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h. Para reservas, podem fazê-lo através do site oficial ou ligando para o 215865394.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados