Esta situação terá implicações na quantidade de updates que os novos equipamentos receberão.
Mais do que as novas funcionalidades de hardware, um dos principais interesses dos smartphones da Google é o facto de beneficiarem da versão mais recente do sistema operativo Android, e das novas funcionalidades que lhe estão associadas. Pela primeira vez, os modelos da linha principal deste ano, a Pixel 9, deverão sair de fábrica a executar o Android 14, tal como os da linha Pixel 8, e não o Android 15, tal como seria expectável.
A informação está a ser avançada pelo Android Headlines, que parece estar seguro da sua informação. A Google surpreendeu o mundo no final de junho ao anunciar a sua conferência de apresentação do Pixel 9 já para o próximo dia 13 de agosto, quase dois meses antes da sua programação habitual. Normalmente, os novos Pixel chegam durante o mês de outubro, algumas semanas depois dos iPhones. Este ano, a Google parece querer sair à frente da Apple, provavelmente para ficarem na linha da frente no que toca à comunicação de novos recursos avançados ligados à inteligência artificial.
O efeito colateral desta situação seria, portanto, um lançamento com o Android 14 em vez do Android 15. A versão beta 4.1 do Android 15 está disponível, mas a versão estável não estará pronta a tempo do lançamento do Pixel 9. Os primeiro lotes de smartphones que saem de fábrica virão, portanto, com Android 14 pré-instalado. Não sabemos se as seguintes unidades terão direito direto ao Android 15 ou não.
Claro, uma atualização OTA vai permitir atualizar os equipamentos para a versão 15 assim que a versão estável estiver oficialmente disponível. Contudo, isso deverá ocorrer apenas durante o mês de setembro. A Google oferecerá sete anos de atualizações do Android e patches de segurança para os seus novos smartphones. Este lançamento antecipado, antes da nova versão do Android, pode ter consequências no suporte do Android 21 (em 2031) para o Pixel 9.
Pixel 9 chegará com o Android 14 e com 7 grandes atualizações prometidas
Além do software e da IA, a nova geração é aguardada com ansiedade pela introdução de um terceiro modelo à série. Teremos um Pixel 9, um 9 Pro e um 9 Pro XL. O Pixel 9 Pro XL é, na verdade, o sucessor do Pixel 8 Pro. O Pixel 9 Pro é uma proposta verdadeiramente nova, oferecendo recursos premium num formato mais compacto.