Análise – Google Pixel 8

- Publicidade -

Testámos o Google Pixel, modelo 8, na versão Android 14, Obsidian (referência à cor) e pode-se dizer que é um dos melhores até agora, entre muitos outros equipamentos dentro do seu parâmetro que temos verificado.

Logo para começar, a ligação à conta Google permite importação de dados e a sincronização de contactos de uma forma bastante eficiente e segura, permitindo a migração cómoda e rápida de todos os conteúdos digitais, entre eles fotos e vídeos, calendário, notas, agenda, palavras-passe e muito mais para o novo aparelho. A nível da sua galeria de imagens, tudo será mais fácil se já dispuser de cópia de segurança do Google fotos, por exemplo.

Um dos pontos fortes do Google Pixel 8 em termos de eficiência e segurança é, claro, o sistema de desbloqueio por meio de sensor de impressão digital, que permite um desbloqueio rápido e seguro, ao qual se pode acrescentar, ou preferir, o desbloqueio por leitura facial, por PIN ou por padrão.

Em matéria de operacionalização e personalização, o Pixel 8 é muito prático e versátil, permitindo-nos, desde logo, tirar o máximo partido do nosso equipamento. Com uma boa estrutura operativa, o Pixel 8 coloca à disposição do utilizador uma série de funcionalidades extremamente práticas e inteligentes. Modo de apresentação dos menus, configuração dos ecrãs de bloqueio e dos toques de chamadas, mensagens e notificações, som adaptável ao meio, e muito mais, são alguns dos aspetos em que é possível tirar o máximo partido deste aparelho.

Google Pixel 8

Mas vamos a uma resenha das especificações técnicas deste equipamento. Como os termos supra indicam, estamos perante uma tela de 6.2 polegadas, que se traduzem em 15,6cm diagonais efetivos, de canto a canto, 8GB de RAM e 128GB de memória interna. O aparelho mede 150.5 mm de altura, 70.8 mm de largura e 8.9 mm de profundidade, o que o torna bastante compacto e, portanto, fácil de manusear, já que apenas pesa 187 gramas.

Com uma bateria de longa duração dotada de 4485 mAh, o Pixel 8 permite uma intensa utilização diária sem problemas nem preocupações. Por falar em bateria, convém lembrar que se trata de uma bateria de carregamento rápido (24W) – salvo seja -, com entrada USB C.

Um dos grandes atrativos e interesses deste equipamento é a sua qualidade de imagem. Eficiência e conforto é a pedra de toque deste smartphone da Google cuja tecnologia de tela, a AMOLED Full HD+, lhe garante um enorme atrativo. A experiência visual é uma das melhores, sem dúvida, com repercussões bastante positivas e ótimo desempenho em matéria de captura de fotos e vídeos, o que, aliado, à boa capacidade de armazenamento, se traduz numa mais-valia incontornável deste equipamento.

Se são amantes ou profissionais da fotografia, estão com o equipamento certo. O Goole Pixel 8 possui duas câmaras traseiras com uma resolução de 50 + 12 MP (ou seja, a multiplicação de colunas e linhas de pixeis) e uma câmara frontal com resolução de 10.5 MP, sendo que este grau de tecnologia permite capturar fotos e vídeos em 4K@30/60fps. Traduzindo: 4000 pixeis na largura da tela por 30 fps (fotogramas por segundo), podendo ir até 60 o número de quadros por segundo que a câmara captura, ou seja, uma garantia de que haverá maior fluidez visual e que o espaço de armazenamento não será um problema…

A resolução de 1080 x 2400 pixeis proporciona uma imagem nítida e brilhante, conforto ocular garantido por um brilho de alta qualidade de efeito suave (a uma taxa de 120 Hz) e desempenho rápido e eficiente graças ao Google Tensor G3. Por outro lado, estamos a falar de um dispositivo altamente resistente, quer a impurezas quer a fluidos (grau de resistência IP68), o que lhe permite uma ampla e cómoda utilização independentemente de contingências espaciais e atmosféricas.

O Google Pixel 8 vem equipado, como dissemos, com o sistema operacional Android 14. Suporta Nano-SIM e eSIM. O primeiro é um Nano Chip de 12,3mm altura × 8,8mm largura, o mais recente desta tecnologia, e o segundo é o cartão SIM que lhe permite utilizar um plano de dados móveis da vossa operadora. Graças à tecnologia NFC e Bluetooth, é extremamente fácil e fiável a conexão com outros dispositivos.

Em matéria de sistema operativo, tudo é prático e eficiente no Google Pixel 8; em grande parte, graças às funcionalidades inteligentes da Google. As Definições de personalização do Pixel 8, por exemplo, permitem a programação de traduções instantâneas, identificar música presente no meio envolvente, manter uma configuração de ecrã sempre ligado e, até, preparar o telemóvel para ser acionado em situações de emergência, transmitindo os dados relevantes em caso de necessidade.

Outras funcionalidades muito cómodas são a facilidade de adicionar várias contas, receber sugestões de Apps, alterar a forma de exposição do texto, já para não referir as tão badaladas funcionalidades de IA. Não haja dúvida de que certas tarefas estão cada vez mais acessíveis e facilitadas, entre elas, tirar fotografias com destaques, por exemplo, com a Luz de Retrato. E muito mais. Através da permissão de acesso a dispositivos próximos pela tecnologia NFC, é possível a troca de informações sem fio, de forma segura, entre dispositivos compatíveis próximos, o que abre um leque de possibilidades infindo em termos do sistema e das suas funcionalidades.

Um dos exemplos práticos das vantagens da convergência dos equipamentos em rede ligados à Google é a conexão do Google Pixel 8 com outros equipamentos como o Google Pixel Watch 2. Além de poderem aceder ao respetivo conteúdo e de dispor de dados mais pormenorizados ao abrir a aplicação do Fitbit no telemóvel, a interconexão entre ambos os equipamentos mostra em contínuo informações relevantes partilhadas entre ambos, como seja, por exemplo, o estado da bateria.

É um universo que se abre perante os utilizadores. Entre as muitas funções inteligentes deste equipamento, conta-se o Circundar na tela, que permite efetuar pesquisas pelo toque digital sobre uma dada zona da imagem ou do ecrã, de forma eficiente, rápida e direta.

Estamos a falar, necessariamente, de um grau de elevada (e crescente) eficiência acomodada à ótica do utilizador, em que as ferramentas digitais da Google, claro, ganham primazia: Partilha na Proximidade, Preenchimento Automático, Controlo Parental, Definições de Apps, Personalização dos dados partilhados, a Localização do meu Dispositivo, a Gestão de Palavras-passe, a Carteira e, como dissemos, a cópia de Segurança. Há, inclusivamente, um Painel de Jogo, que pode acomodar-se no ecrã através de um botão flutuante.

Cabe ao utilizador aprofundar a sua literacia digital e salvaguardar os seus interesses e privacidade, pois assim como sobrepujam funcionalidades em rede, do mesmo modo as configurações podem ser geridas de modo a estabelecer limites e salvaguardar a privacidade nossa e dos outros.

Muito mais haveria a dizer sobre este excelente smartphone, mas deixamo-lo à consideração dos utilizadores, na certeza de que rapidamente se encontrarão com as qualidades mais do que cativantes deste equipamento.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados