Mais de 100 vítimas já contactaram a instituição a questionar a veracidade do passatempo.
Apesar de nos meter a par dos últimos acontecimentos do mundo, de nos permitir falar com amigos e familiares, e de nos permitir interagir com pessoas de todo o lado através dos grupos, onde muita gente se junta para partilhar oportunidades ou esclarecer dúvidas, o Facebook pode ser um lugar péssimo para se estar.
Além do constante spam de vídeos de vendas que vamos vendo por aí, muitos burlões tiram partido das facilidades de comunicação proporcionadas pela rede social de Mark Zuckerberg para levar a cabo os seus esquemas.
O que vos falamos neste artigo não é propriamente uma novidade, até porque o mesmo é feito para burlas relacionadas com supermercados, mas serve de alerta para esta época do ano, em que nos estamos a deparar novamente com várias partilhas de publicações que são falsas.
Tem estado a circular um “passatempo” de uma página que se faz passar pelo Jardim Zoológico, quando tudo não passa de mais uma burla. O mais grave? Cerca de 15.000 pessoas já comentaram o post deste “passatempo”, que tem como único objetivo roubar dinheiro aos participantes.
Entre ontem (23 de abril) e hoje (24 de abril), todos os participantes receberam uma mensagem através do chat do Facebook a informar que ganharam o passatempo e que deverão indicar os dados do cartão, a fim de ser cobrado 2€ de envio da oferta (4 bilhetes para o Zoo).
Naturalmente, isto é falso, pelo que o Jardim Zoológico adverte que se trata de um esquema de burla. Até porque o que acontece é que, ao darem os dados do vosso cartão, vão ser roubados em centenas ou milhares de euros. É preciso muito cuidado com isto!
Não se sabe ao certo se os participantes terão sido efetivamente burlados, mas, em comunicado, o Jardim Zoológico dá conta de que “100 vítimas já contactaram a instituição a questionar a veracidade do passatempo”.
Tenham em atenção que o Jardim Zoológico apenas realiza passatempos através do seu site ou através do Instagram.
Qualquer coisa, podem sempre questionar o Echo Boomer pela veracidade de algum passatempo, mas, em todo o caso, tenham sempre em atenção a linguagem utilizada e às formas de participação. Por exemplo, jamais uma página irá mandar-vos um link para fazerem um passo adicional…