Parlamento Europeu quer tirar sem-abrigo das ruas até 2030

Estima-se que existam 700.000 pessoas que dormem nas ruas europeias.

- Publicidade -

O Parlamento Europeu assinou na segunda-feira a declaração de Lisboa que se compromete a combater a situação de sem-abrigo e a garantir alojamento seguro e acessível a todos até 2030.

A declaração, também adotada pela Comissão Europeia, Estados-membros, parceiros sociais e partes interessadas da sociedade civil, visa canalizar esforços para erradicar a situação de sem-abrigo no velho continente ao longo dos próximos nove anos.

“A habitação é um direito humano fundamental e, no entanto, 700 mil pessoas dormem nas ruas. Esta não é uma Europa onde ninguém pode ser deixado para trás. Para mudar isto não precisamos de palavras, precisamos de ação”, disse a presidente da comissão de Emprego e dos Assuntos Sociais do Parlamento Europeu, Lucia Duris Nicholsonová.

Nesta segunda-feira, foi também lançada a Plataforma Europeia de Combate à Situação de Sem-Abrigo, criada para a partilha de boas práticas e de políticas sobre este assunto.

Essencialmente, os 27 Estados-membros da UE devem garantir que ninguém tenha de dormir na rua, que ninguém seja discriminado e que ninguém seja despejado de um determinado local sem ter uma solução de alojamento adequada.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Projeto É um Restaurante doa 200 refeições por dia aos sem abrigo

Perante o panorama atual, o É um Restaurante, um projeto de restauração que é, também, um projeto social, fechou as portas ao público temporariamente, para prevenir a propagação da pandemia. Mas isso não significa que se não se possa ajudar os mais necessitados.

Almada já dispõe de um espaço de acolhimento temporário

Desde o passado dia 15 de fevereiro que a cidade de Almada conta com um Espaço de Atendimento Temporário (EAT). Trata-se de um apartamento composto por dois quartos, uma sala, cozinha, instalações sanitárias e arrumos.

Metro de Lisboa vai recolher alimentos para os sem-abrigo este fim-de-semana

A iniciativa promovida pela C.A.S.A – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo irá decorrer em vários supermercados.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Olympic Games Tokyo 2020 – The Official Video Game (Xbox One)

Olympic Games Tokyo 2020 – The Official Video Game é claramente uma abordagem simples, familiar e intuitiva aos Jogos Olímpicos, sendo um complemento perfeito nesta época em que acompanhamos os nossos atletas e desportos favoritos.

Análise – Microsoft Flight Simulator (Xbox Series X|S)

Microsoft Flight Simulator voa mais alto e torna-se ainda mais acessível com a chegada da versão de consolas.

Série live action de Pokémon está em desenvolvimento para a Netflix

Mas o projeto está ainda numa fase muito embrionária.