Há mais uma Padaria da Esquina em Lisboa. E tem no pão de cerveja a estrela da casa

- Publicidade -

Já existia uma Padaria da Esquina em Campo de Ourique (aberta desde julho de 2018) e no Mercado de Alvalade (em funcionamento desde janeiro deste ano), pelo que a abertura de um terceiro espaço em mais uma zona nobre de Lisboa, neste caso no Restelo, era um passo natural no crescimento do negócio.

Assim, esta terceira Padaria da Esquina, projeto do chef Vítor Sobral e do mestre padeiro Mário Rolando, promete tornar o Inverno mais aconchegante na capital. Como? Com pão de cerveja, o protagonista deste novo estabelecimento. O Echo Boomer teve oportunidade de provar aquele que é o primeiro pão de cerveja português inspirado na Cerveja Bohemia e garante que, comam com manteiga, requeijão, fiambre ou queijo, tudo o que colocarem em cima de uma fatia deste pão de cerveja irá saber-vos maravilhosamente bem.

A conceção deste produto deve-se à constatação das diversas semelhante entre pão e cerveja no que à matéria de processo e de matérias-primas diz respeito. Por exemplo, o pão leva cereal, água, levedura e sal, enquanto que a cerveja leva todos esses ingredientes, à exceção do sal, aqui substituído por lúpulo. De resto, nas palavras do mestre padeiro Mário Rolando, “a cerveja é quase uma espuma – ar dentro de um líquido – e o pão é uma esponja – ar dentro de um sólido”. Diz-se, portanto, que “o pão é cerveja sólida e a cerveja é pão líquido”.

Sabiam também que a cerveja foi descoberta acidentalmente há 10.000 anos, a partir da produção de pão? Filipa Santos, Beer Sommelier, refere ainda que, durante a Idade Média, os monges “consumiam cerveja durante os longos períodos de jejum”.

Ou seja, este casamento entre pão e cerveja acaba por ser algo milenar.

Ainda no caso do pão de cerveja da Padaria da Esquina, importante dizer que é um pão de fermentação longa, feito com o mosto da cerveja (e não com o produto final), o que o torna mais rico em termos de aromas e sabores. E recomenda-se, claro, uma bela de uma cerveja Bohemia a acompanhar.

Nesta nova Padaria da Esquina será ainda possível devorar bolos tradicionais portugueses, como bolo de arroz, croissant do Porto, bola de Berlim ou pastel de natal, bem como outros pães, neste caso de fermentação lenta, feitos com recurso à massa-mãe. Há também tostas, sandes quentes e outras opções

No que toca a bebidas, poderão pedir que vos sirvam Moscatel de Setúbal, um copo de Vedelho, de Vinho do Porto Graham’s 10 anos, de Splendidus ou e, porque não, o blend especial que o chef Vítor Sobral criou para a Delta.

A boa notícia é que o pão de cerveja não é exclusivo desta Padaria da Esquina do Restelo, pelo que ainda este mês poderão encontrar nos outros dois estabelecimentos da marca.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome