E contam, claro, com as funcionalidades do DualSense.
Recentemente, a PlayStation revelou que estava a trabalhar na nova geração do PS VR, que promete tirar partido das capacidades da PlayStation 5. Agora, a tecnológica nipónica começou por levantar o véu sobre as novidades do “PS VR 2”, a começar pelos comandos.
Se a experiência completa do PS VR atual ainda depende de tecnologias de há duas gerações, com o uso dos controlos do Move, lançados originalmente para a PlayStation 3, a nova geração aposta em tecnologias completamente novas. E por novas queremos dizer tecnologias emprestadas do DualSense, da PlayStation 5.
Começando pelo design, os novos comandos do PS VR apresentam-se com alguma simetria entre o lado esquerdo e direito, com dois joysticks e os quatro botões frontais tradicionais da PlayStation divididos para cada um dos lados. Com um design arqueado, foram, segundo a PlayStation, desenhados para serem segurados de forma natural e para serem movimentados com muita liberdade, com botões e comandos na ponta dos nossos dedos, cujas ações podem casar com uma infinidade de movimentos.
Aparentemente são bastante ergonómicos, mas a maioria das novidades é interna. Em comunicado, a PlayStation faz uma descrição das novidades, onde se encontram as funcionalidades do DualSense, como os gatilhos adaptativos, que apresentam tensão durante a pressão, simulando gatilhos de armas ou resistência de ações que aparentam força no ecrã; e temos também o feedback háptico, o novo sistema de vibração programável que simula todo o tipo de texturas, impactos e efeitos de ambiente dos jogos nas nossas mãos.
Além destas funções, os novos comandos contam com deteção de toque sem pressão física, permitindo a simulação de ações das nossas mãos de forma muito mais natural; o novo sistema de tracking que depende agora do novo headset VR (ainda por apresentar); e botões de ação especiais, como o botão de “grip” em cada comando, associado ao L1 e ao R1, que permite o controlo mais preciso de objetos em alguns jogos.
Para colocarmos as mãos nestes novos controladores, vamos ter que esperar até 2022, pelo menos. Mas antes disso iremos, em breve, conhecer o novo headset e outros detalhes para as experiências mais imersivas da PlayStation 5.