O Governo compromete-se a garantir a comunicação entre produção, agroindústria e distribuição, para garantir a transparência do processo junto da opinião pública.
O Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares vincula os principais representantes da cadeia alimentar (produção e distribuição), aliando a redução do IVA de bens alimentares ao compromisso de redução proporcional do preço destes produtos.
Até aqui, já se sabia que o Governo iria aplicar uma taxa 0% de IVA num cabaz definido de bens alimentares, mas os produtos em si não eram conhecidos… até agora.
São, ao todo, 44 produtos essenciais. O cabaz de bens alimentares foi definido com base em critérios de saúde e padrões de consumo das famílias em Portugal, tendo por base a conjugação de dois critérios: Produtos cujo consumo é recomendado pela Direção-Geral da Saúde; e Produtos mais consumidos pelas famílias em Portugal.
Bens com IVA a 0%
Cereais e derivados; tubérculos
- Pão
- Batata
- Massa
- Arroz
Hortícolas
- Cebola
- Tomate
- Couve-flor
- Alface
- Brócolos
- Cenoura
- Curgete
- Alho francês
- Abóbora
- Grelos
- Couve portuguesa
- Espinafres
- Nabo
Frutas
- Maçã
- Banana
- Laranja
- Pera
- Melão
Leguminosas
- Feijão vermelho
- Feijão frade
- Grão-de-bico
- Ervilhas
Lacticínios
- Leite de vaca
- Iogurtes
- Queijo
Carne, Pescado e ovos
- Carne de porco
- Frango
- Carne de peru
- Carne de vaca
- Bacalhau
- Sardinha
- Pescada
- Carapau
- Atum em conserva
- Dourada
- Cavala
- Ovos de galinha
Gorduras e óleos
- Azeite
- Óleos vegetais
- Manteiga
O Governo compromete-se a garantir a comunicação entre produção, agroindústria e distribuição, para garantir a transparência do processo junto da opinião pública.
E agora que os preços prometem baixar, não deixem de conhecer uma plataforma que vos ajuda a ganhar vouchers para gastarem nos supermercados Pingo Doce.
Nota: Imagem meramente ilustrativa