A OPPO parece agora focada em disponibilizar a Inteligência Artificial em todos os equipamentos, e não só nos topos de gama.
A inteligência artificial está na ordem do dia. Por exemplo, a Google anunciou há instantes a chegada da aplicação Gemini aos dispositivos Android um pouco por toda a Europa, incluindo Portugal. E a fabricante chinesa OPPO não quer ficar para trás neste negócio, tendo revelado que tem intenções de tornar os seus smartphones com IA acessíveis a todos, chegando aos 50 milhões de utilizadores até ao final do ano.
Graças à sua distribuição global, conectividade avançada e capacidades multimodais, os smartphones são certamente o dispositivo mais importante capaz de disponibilizar inteligência artificial aos utilizadores. Por isso, a empresa acredita que a IA não deve permanecer exclusiva dos smartphones topo de gama, mas sim ser acessível a mais utilizadores em todo o mundo.
“Com os nossos esforços e compromisso incansável, a OPPO pretende tornar os telefones com IA acessíveis a todos”, disse Billy Zhang, presidente de MKT internacional, vendas e serviços da empresa. “Pela primeira vez na indústria, a OPPO está a trazer IA generativa para todas as linhas de produtos. Até ao final deste ano, esperamos levar funções generativas de IA para aproximadamente 50 milhões de utilizadores.”
OPPO de braço dado com a Inteligência Artificial
A fabricante trabalha em estreita colaboração com outros líderes da indústria para garantir as melhores experiências de IA nos seus dispositivos. Em colaboração com a Google, a série OPPO Reno12 e a próxima geração de smartphones OPPO Find X serão equipadas com a família LLM Google Gemini, oferecendo recursos ainda mais inovadores, como AI Toolbox, Resumo do AI Writer e da gravação de AI. Graças à colaboração com a MediaTek, ambas as empresas estão a otimizar os chips para melhorar o armazenamento e a eficiência computacional em futuros modelos, enquanto a parceria com a Microsoft permitirá o acesso a uma experiência de voz e texto mais eficiente, bem como uma melhor conectividade entre IA de desktop e smartphone.
A OPPO integrou várias funcionalidades inovadoras nos seus smartphones com IA com o objetivo de aumentar a produtividade e a criatividade. A combinação de LLM e tecnologias como a transcrição rápida permite processar mais informações e desfrutar da tradução em tempo real, enquanto a edição de fotos e a criação personalizada foram revolucionadas graças às tecnologias de geração multimodal e geração de movimento: por exemplo, o OPPO Eraser permite remover objetos ou assuntos indesejados nas fotos, muito semelhante à Borracha Mágica da Google.
E quanto ao futuro, a OPPO acredita que “o sistema operativo inteligente será integrado com agentes de IA e suportará a interação multimodal, enquanto os serviços de terceiros serão fornecidos de forma mais flexível. Isso provocará uma transformação e reestruturação completa do ecossistema de telefones com IA ”, disse Darren Chen, Diretor de Estratégia de Tecnologia de IA da OPPO.