Onde investir, a que indústrias prestar mais atenção e quais evitar ainda em 2021

- Publicidade -

Qualquer investidor principiante cometerá os seus erros no mercado de ações. Mas isso é perfeitamente normal.

No entanto, alguns erros são facilmente evitáveis caso os consigam detetar numa fase inicial. Dito isto, fiquem com um guia de sete dicas importantíssimas para que, vocês, investidores principiantes, possam evitar erros no mercado de ações.

1. Compreendam aquilo em que investem

Certamente que, por esta altura, já ouviram falar em Warren Buffett, um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo. Esta figura mediática adverte contra o investimento em qualquer empresa no caso de não compreenderem como essa companhia funciona. Ou seja, a dica é estudarem cuidadosamente o que essa empresa faz e o que a faz sobressair. Só depois, feita essa análise, deverão pensar num investimento.

2. Não se entusiasmem em demasia com qualquer empresa

Na maioria das vezes, quando uma empresa está a prosperar, os investidores principiantes tendem a ficar encantados, pois percebem essa evolução como um sinal de que a empresa vai ser economicamente viável. Ora, esquecem-se que prosperar nada significa, até porque o objetivo final do investimento é apenas ganhar dinheiro. Assim, caso algum fundamento, com base no qual compraram as ações da empresa, já não for válido, considerem mesmo vender as ações.

3. Sejam pacientes

Investir numa empresa não é o mesmo que investir numa criptomoeda e ter a sorte de, dias depois, esse ativo valer 10 ou 20 vezes mais. Não. Investir no mercado de ações é uma abordagem lenta e constante ao crescimento da carteira que traz grandes retornos a longo prazo. Portanto, não esperem multiplicar o vosso investimento a curto prazo. Mantenham expectativas realistas em termos de quanto e por quanto tempo a vossa carteira cresce.

4. Não ao “Overtrade”

Essencialmente, Overtrade significa mudar de posição para outra demasiado depressa. Regra geral isso não gera bons resultados, uma vez que podem matar o vosso lucro com custos de transação e oportunidades perdidas para obterem vantagens de investimento a longo prazo.

5. Parem de perder quando não faz sentido

Por norma, quando os investidores mantêm uma posição perdida, na esperança de começarem a ganhar quando o preço voltar a subir, isso geralmente nunca acontece. Lá está, é um erro. E é um erro ainda mais grave que outros por dois motivos: primeiro, porque não venderam quando deviam, fazendo com que perdessem mais dinheiro; e segundo, porque perdem oportunidades de utilizar os vossos fundos de forma mais eficiente.

6. Diversifiquem

Quem ganha dinheiro com o mercado de ações sabe que não pode ficar preso a determinada coisa, tem de ter um portfólio diversificado. Por exemplo, quando estão a negociar fundos negociados em bolsa, como os Exchange Trade Funds – ETFs, devem repartir o risco por todos os principais setores. O mesmo aplica-se quando constroem uma carteira que consiste em ações individuais de empresa. A regra do “thump” é não investir mais do que 5% ou 10% do capital total numa única posição.

7. Desliguem as vossas emoções

Por mais dinheiro que tenham, se não se souberem controlar, nunca serão grandes investidores. Que o digam os jogadores que fazem apostas online, que têm sempre de se controlar para não darem cabo da sua banca. É por isso que se diz que as emoções são, por norma, um dos piores inimigos dos investidores. Isto significa que não devem nunca fazer algo devido a emoções, mas devem, sim, concentrar-se no quadro geral. É que já sabem: os retornos do mercado de ações podem muito bem ser tendenciosos a curto prazo…

Resumindo: se são investidores, devem criar uma carteira equilibrada composta por vários sectores. Só assim conseguirão ter futuro na área.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados