Remodelar a casa sem grandes constrangimentos e investimentos

As casas portuguesas já conheceram melhores dias.

- Publicidade -

Segundo um relatório do Eurostat, o parque habitacional português é dos piores a nível europeu no que respeita à pobreza energética das suas casas.

Edifícios sem isolamento, janelas simples e equipamentos pouco eficientes como lareiras e aquecedores individuais fazem parte do cardápio, mas não tem que ser sempre assim. Remodelar a casa de modo a torná-la mais eficiente e evitar que o vento e a chuva entrem na vossa habitação sem grandes constrangimentos e investimentos é possível e passa, entre outras coisas, por um bom planeamento, pela escolha dos melhores profissionais, uma orçamentação racional e, claro, uma fonte de financiamento amiga da carteira.

Não deixem para amanhã a remodelação que vos vai proteger das intempéries de hoje e acompanhem-nos nesta empreitada.

Como remodelar a casa sem grandes constrangimentos e investimentos

Planeamento

O primeiro passo para um bom planeamento é, tão-somente, parar para pensar. Exatamente, parar para pensar. Façam o chamado “tour do proprietário” e verifiquem tudo o que é passível de sofrer obras de remodelação.

Esqueçam as tendências da moda e concentrem-se na procura de soluções eficazes para os problemas que têm em mãos. Podem, por exemplo, começar por fazer uma lista das obras prioritárias em função das necessidades de cada divisão da casa.

Com tudo isto bem estabelecido, comecem a fazer uma pesquisa de mercado para encontrar os melhores profissionais no ramo da construção civil.

Ainda que o gosto pessoal seja determinante, se querem que as obras surtam efeito durante o máximo de tempo possível, estas devem ficar sempre a cargo de profissionais especializados como arquitetos, designer de interiores, canalizadores ou eletricistas.

Tenham atenção ao caderno de encargos da obra, em especial ao tempo que a mesma durará. Respeitar um calendário para a realização da obra não só vos permitirá ficar a salvo de qualquer imprevisto logístico, como também poderá ter impacto num outro ponto muito importante de qualquer plano de remodelação: a estimativa de orçamento.

Orçamento

Com o planeamento devidamente acautelado, é hora de partir para o pedido de uma estimativa de orçamento. O dinheiro é determinante, por isso, se querem começar a poupar, façam prospeção de mercado, ouçam especialistas, estudem várias propostas e optem por aquela que apresente a melhor relação preço-qualidade em função do tempo a que se propõe acabar a obra.

Dado que, especialmente na construção, as estimativas se fazem, não raras vezes “a olho” e por alto, torna-se fundamental formalizar num contrato escrito entre as partes envolvidas os prazos, custo, serviços e materiais a utilizar.

Financiamento

Esta é uma das razões porque o parque habitacional português se encontra em tão mau estado. O dinheiro acaba, no final do dia, por ser sempre o grande busílis da questão, mas existem formas de fazer a remodelação que a vossa casa precisa sem grandes investimentos se optarem pelo instrumento de financiamento correto.

Se recorrer às poupanças está fora de questão e os incentivos governamentais para a requalificação energética não chegam para a obra que têm em mente (normalmente estes estímulos financiam até 70% do orçamento), uma das soluções pode passar por pedir um crédito pessoal.

Se a pandemia restringiu alguns dos nossos movimentos mais naturais, a verdade é que o digital veio em nosso auxílio, facilitando muitas das nossas tarefas quotidianas, como é o caso dos créditos pessoais online.

Pedir crédito pessoal online é simples e rápido. Basta abrir um motor de busca e pesquisar. Irão reparar que aparecerão imediatamente três ou quatro páginas com milhentas soluções de crédito pessoal.

Tome-se como exemplo a solução de crédito pessoal do Unibanco. Com uma simples visita à página online da instituição, irão encontrar um simulador de crédito pessoal que permitirá calcular o montante do financiamento para valores que variam entre 5.000€ a 75.000€ em função do prazo que vos for mais conveniente (24 e 84 meses).

Depois de formalizado o pedido (processo totalmente digital) e avaliado o processo por parte do Unibanco, o dinheiro pode entrar na conta bancária no espaço de alguns dias úteis.

Para além da rapidez e simplicidade na adesão, este crédito pessoal online oferece ainda mensalidades fixas, não tem comissões de abertura e está disponível para clientes de qualquer banco.

Licenças

Se a obra que irão efetuar na vossa habitação implicar a pintura do edifício de uma cor diferente da cor original, demolição de uma fração que ponha em causa a estabilidade e altura do edifício, a utilização de andaimes na via pública ou contentores específicos para a recolha do lixo produzido, o mais provável é que tenham de pedir uma licença de construção junto do vosso município.

Caso se tratem de obras num prédio, a lei obriga a que se coloque um aviso de realização de obras.

Procurem informar-se na Câmara Municipal da vossa área de residência se a obra que estão a pensar fazer implica uma licença camarária.

Diplomacia

Não existem estudos que o comprovem, mas uma das razões para a má vizinhança prende-se com o ruído. Todos queremos dormir uma noite tranquila sem sermos importunados por martelos ou picaretas, por isso, se vão fazer obras, informem os vossos vizinhos.

Tentem, de forma diplomática, alcançar um entendimento quanto às horas/dias da semana em que os trabalhos mais barulhentos podem ser levados a cabo sem grandes constrangimentos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Mão Morta, Bizarra Locomotiva, Process of Guilt e The Quartet of Woah! no Back to Back Festival

Rock e metal voltam a ouvir-se ao vivo nas salas de espetáculos pelas mãos de quatro dos seus maiores ícones nacionais.

Exames de acesso ao ensino superior poderão ser usados durante quatro anos

E os alunos podem escolher a melhor qualificação se optarem por repetir as provas.

Gleylancer – Da Mega Drive, com Amor

O título da Masaya Games chega finalmente ao ocidente, 29 anos depois da sua estreia.

O novo hambúrguer da Burger Wheels é de comer e chorar por mais

Não só já provámos, como até repetimos.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Mão Morta, Bizarra Locomotiva, Process of Guilt e The Quartet of Woah! no Back to Back Festival

Rock e metal voltam a ouvir-se ao vivo nas salas de espetáculos pelas mãos de quatro dos seus maiores ícones nacionais.

Exames de acesso ao ensino superior poderão ser usados durante quatro anos

E os alunos podem escolher a melhor qualificação se optarem por repetir as provas.

Gleylancer – Da Mega Drive, com Amor

O título da Masaya Games chega finalmente ao ocidente, 29 anos depois da sua estreia.