A empresa de materiais de construção e renovação vai abrir uma primeira loja-armazem em Alfragide durante o segundo semestre de 2024.
A Obramat, anteriormente conhecida por Bricomart, vai finalmente chegar a Portugal. A novidade foi anunciada pelo grupo ADEO, que detém a Leroy Merlin, conhecida insígnia dos portugueses.
Em entrevista no site do grupo, Olivier Jonvel, cujo atual cargo na empresa é Leader Obramat Portugal, referiu que “Portugal é para a ADEO um país maduro para se lançar no mercado do profissional. A Leroy Merlin está solidamente implantada e os estudos de mercado revelam um excelente potencial para o setor da renovação e da construção em sentido lato. Portugal conhece um verdadeiro boom do imobiliário desde 2018. Há pouca coisa nova, mas muitos restauros. Quanto à concorrência, a distribuição é muito fragmentada, havendo 4000 revendedores muito segmentados por especialidade e nenhum multiespecialista grande. É, portanto, uma boa oportunidade para a Obramat”.
Para o responsável, o plano é ter “uma disponibilidade maciça dos produtos que responda às necessidades dos profissionais, preços muito competitivos em marcas reconhecidas, uma rapidez de compra e uma relação privilegiada com vendedores ultra-especializados que falam a mesmo linguagem dos profissionais dando-lhes respostas concretas”, tal e qual como acontece em Espanha ou no Brasil.
O plano é abrir uma ou duas lojas na zona da Grande Lisboa, bem como abrir outro espaço algures no Algarve e, também, no Porto. Mas quanto às lojas da zona da Grande Lisboa, onde a Obramat irá estrear-se, a primeira loja será inaugurada em Alfragide, num terreno com cerca de 40.000 m2, segundo conta o Jornal de Negócios. O objetivo é que o espaço esteja a funcionar algures durante o segundo semestre de 2024.