Afinal, o que é a Clubhouse? E para que serve?

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A nova plataforma surgiu no ano passado, mas só recentemente começou a dar que falar em Portugal.

Clubhouse

Se são utilizadores das redes sociais, seja Facebook, Instagram ou Twitter, ou até em conversas via WhatsApp, certamente já deverão estar algo fartos de ouvir/ler o termo Clubhouse. É que esta é uma nova aplicação que tem dado que falar por, essencialmente, tratar-se de um podcast, mas onde não existem guiões ou tópicos pré-definidos a seguir.

A app surgiu em 2020 por parte da Alpha Exploration e, no final desse ano, já contava com cerca de 600.000 utilizadores. Recentemente, ultrapassou a fasquia dos seis milhões, muito por “culpa” de Elon Musk, ajudando a dar um valente impulso a este rede social. Sim, é que a Clubhouse é: uma rede social, mas virada para o áudio.

Não é, portanto, uma rede social qualquer. Até a podemos considerar algo elitista, não só porque somente está disponível para iOS (mas uma versão Android está a ser desenvolvida), mas porque funciona à base de convites. Assim de repente, e embora não esteja relacionado, faz-nos lembrar quando surgiu a marca OnePlus, em que era necessário convite para adquirir o modelo original da empresa.

Adiante. Existem duas formas para entrar na Clubhouse: ou descarregam a app, preenchem os vossos dados (sim, têm de inserir o número de telemóvel) e esperam que algum conhecido aprove a vossa entrada (desde que tenha dado acesso à lista de contactos), ou são convidados diretamente por alguém. Certamente já devem ter visto uns quantos amigos referirem que têm convites para distribuir. Lá está, a sensação de elite, como se fosse algo super importante.

Dentro da app, poderão definir uma foto de perfil, sendo a única fotografia que irão colocar por lá, e preencher uma lista de interesses, de modo a que a Clubhouse vos sugira salas ou clubes. A partir daí, podem entrar em salas e ficar a ouvir o que os outros têm a dizer, como também pedir para participar. Qualquer utilizador, pode, também, criar o seu próprio audio room, onde podem entrar até cinco mil pessoas.

Não se admirem caso fiquem um pouco à nora nas primeiras horas. É que, contrariamente a todas as outras redes sociais, a Clubhouse não tem texto (nem sequer podem enviar uma mensagem escrita a outras pessoas), vídeos e, como já referimos, fotos. Também não existem botões para deixar um gosto ou partilhar. No fundo, é uma rede social, mas quase acaba por não o ser, uma vez que não promove tudo aquilo em que as outras se baseiam.

O truque é mesmo entrar numa sala e deixarem que os outros falem enquanto cozinham ou dão um passeio higiénico. Caso os temas em discussão não vos interessem, saem e entram noutra sala (existem, claro, salas privadas). Como se fosse uma festa.

Atenção. Como já referimos, a Clubhouse somente está disponível para iOS, pelo que, se repararem em algum link que afirma existir uma versão para Android, denunciem no imediato, pois é falso.

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