A nova plataforma surgiu no ano passado, mas só recentemente começou a dar que falar em Portugal.
Se são utilizadores das redes sociais, seja Facebook, Instagram ou Twitter, ou até em conversas via WhatsApp, certamente já deverão estar algo fartos de ouvir/ler o termo Clubhouse. É que esta é uma nova aplicação que tem dado que falar por, essencialmente, tratar-se de um podcast, mas onde não existem guiões ou tópicos pré-definidos a seguir.
A app surgiu em 2020 por parte da Alpha Exploration e, no final desse ano, já contava com cerca de 600.000 utilizadores. Recentemente, ultrapassou a fasquia dos seis milhões, muito por “culpa” de Elon Musk, ajudando a dar um valente impulso a este rede social. Sim, é que a Clubhouse é: uma rede social, mas virada para o áudio.
Não é, portanto, uma rede social qualquer. Até a podemos considerar algo elitista, não só porque somente está disponível para iOS (mas uma versão Android está a ser desenvolvida), mas porque funciona à base de convites. Assim de repente, e embora não esteja relacionado, faz-nos lembrar quando surgiu a marca OnePlus, em que era necessário convite para adquirir o modelo original da empresa.
Adiante. Existem duas formas para entrar na Clubhouse: ou descarregam a app, preenchem os vossos dados (sim, têm de inserir o número de telemóvel) e esperam que algum conhecido aprove a vossa entrada (desde que tenha dado acesso à lista de contactos), ou são convidados diretamente por alguém. Certamente já devem ter visto uns quantos amigos referirem que têm convites para distribuir. Lá está, a sensação de elite, como se fosse algo super importante.
Dentro da app, poderão definir uma foto de perfil, sendo a única fotografia que irão colocar por lá, e preencher uma lista de interesses, de modo a que a Clubhouse vos sugira salas ou clubes. A partir daí, podem entrar em salas e ficar a ouvir o que os outros têm a dizer, como também pedir para participar. Qualquer utilizador, pode, também, criar o seu próprio audio room, onde podem entrar até cinco mil pessoas.
Não se admirem caso fiquem um pouco à nora nas primeiras horas. É que, contrariamente a todas as outras redes sociais, a Clubhouse não tem texto (nem sequer podem enviar uma mensagem escrita a outras pessoas), vídeos e, como já referimos, fotos. Também não existem botões para deixar um gosto ou partilhar. No fundo, é uma rede social, mas quase acaba por não o ser, uma vez que não promove tudo aquilo em que as outras se baseiam.
O truque é mesmo entrar numa sala e deixarem que os outros falem enquanto cozinham ou dão um passeio higiénico. Caso os temas em discussão não vos interessem, saem e entram noutra sala (existem, claro, salas privadas). Como se fosse uma festa.
Atenção. Como já referimos, a Clubhouse somente está disponível para iOS, pelo que, se repararem em algum link que afirma existir uma versão para Android, denunciem no imediato, pois é falso.