Com estreia em 2026, será o primeiro projeto de fantasia de Christopher Nolan.
Christopher Nolan, vencedor dos Óscares para Melhor Filme e Melhor Realização, na última edição desses prémios com Oppenheimer, e reconhecido por filmes como Dunkirk, Interstellar, Inception e a trilogia The Dark Knight, deu a conhecer o seu próximo filme. Nas redes sociais da Universal Pictures, foi anunciado que The Odyssey será o próximo projeto de Christopher Nolan. Será, também, o primeiro projeto de fantasia do celebre realizador.
The Odyssey, como o nome sugere, será uma adaptação de A Odisseia de Homero, um dos poemas mais reconhecidos e influentes da Grécia Antiga. A obra narra a jornada épica de regresso de Odisseu (também conhecido como Ulisses) à sua terra natal, Ítaca, após a Guerra de Troia. Durante o percurso, o herói enfrenta desafios e perigos maiores que a vida, incluindo encontros com criaturas míticas como o Ciclope Polifemo, a feiticeira Circe, as sereias e o deus dos mares, Poseidon, que busca vingar-se de Odisseu. Este poema, composto no século VIII ou VII a.C., não só reflete os valores e mitos da cultura grega antiga, como também tem influenciado a literatura e as artes ao longo dos séculos.
Esta adaptação irá, segundo a Universal Pictures, tirar partido das mais recentes tecnologias IMAX, e já tem estreia marcada para julho de 2026.
Este anúncio foi seguido de semanas de especulação, à medida que íamos conhecendo o elenco deste projeto, atualmente composto por atores bem reconhecidos, como Matt Damon, Robert Pattinson e Anne Hathaway, que já trabalharam anteriormente com Christopher Nolan, que se fazem juntar por Tom Holland, Zendaya, Lupita Nyong’o e Charlize Theron. Para já, não se sabe que papéis irão representar.