Novo carro da Hyundai tem sistema de carregamento solar no tejadilho

por Echo Boomer

Vai ser, aliás, o primeiro modelo da marca com um sistema de carregamento solar incorporado no tejadilho da viatura. O Hyundai Sonata Hybrid vai ter esta inovadora tecnologia para fornecer energia elétrica adicional, além de aumentar a eficiência de combustível, o alcance na condução e, muito importante, reduzir as emissões de CO2.

Como é que este sistema de carregamento solar funciona?

Bom, para já dizer que este sistema é composto por um painel solar e um controlador. A eletricidade é gerada quando a energia solar ativa a superfície do painel, convertendo então esta energia através da utilização de fotões de luz provenientes do sol. Ao entrarem em contacto com os painéis, os fotões transferem a sua energia para os eletrões presentes nos átomos de silício forçando a sua deslocação. Este fenómeno denomina-se “efeito fotovoltaico”.

O sistema de carregamento solar inclui uma estrutura de painéis solares de silício, colocados no tejadilho da viatura. Esta tecnologia permite que 30% a 60% da bateria da viatura seja carregada através da energia solar, mesmo durante a condução. Com seis horas de carga diária, prevê-se que esta tecnologia possa oferecer mais de 1.300km anualmente aos condutores.



A eletricidade deste processo é convertida na voltagem de padrão pelo controlador, depois da bateria ser armazenada.

No futuro, a Hyundai tem o objetivo de estender esta tecnologia aos restantes modelos da sua gama.

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: