Novo Ático revitaliza o histórico Salão Ático do Coliseu Porto Ageas

- Publicidade -

Concertos ao domingo numa sala revitalizada.

Projetado pelos arquitetos Cassiano Branco, Júlio Brito e Mário Abreu, o Coliseu do Porto foi inaugurado no dia 19 de dezembro de 1941.

Com estilo art déco, tinha vários espaços, além da sala principal de espetáculos, o Salão Jardim, o Salão Ático e o Cinema Passos Manuel.

Desde logo a programação dava particular atenção à ópera, ao ballet e aos espetáculos de variedades. Um ecletismo que faz parte do ADN desta sala.

Da década de 40 até ao final dos anos 60, pisaram o palco do Coliseu figuras como Beatriz Costa, Marcel Marceau, Hermínia Silva, Rudolf Nureyev, entre tantas outras. As óperas La Bohème e Rigoletto pela Orquestra Sinfónica Nacional e pela Escola do Corpo Coral do Teatro São Carlos, os filmes musicais West Side Story e Música no Coração, e o Festival da Canção Portuguesa são alguns dos exemplos da popularidade de alguns géneros artísticos à época.

Parte integrante do histórico edifício do Coliseu Porto Ageas, o Salão Ático foi uma referência da vida cultural da cidade do Porto na qual se realizaram emblemáticos chás dançantes, nas matinés portuenses, mas também bailes e encontros políticos.

Para esta nova vida, a sala que foi inaugurada em 1941 como Salão Ático e que já na última década foi rebatizada como Sala 2, recupera parte do seu nome original e passa a ser identificada como Novo Ático.

Com um projeto de design de interiores desenvolvido pelo Estúdio nóBK, o espaço será alvo de uma atualização na imagem, na arquitetura de interiores e dotada de equipamentos audiovisuais para fazer face às exigências de uma sala de espetáculos e eventos, sem perder, no entanto, alguns dos seus traços originais e tão marcantes, como as ‘clarabóias’, no teto e nas paredes e as colunas que acompanham todo o espaço.

Tudo isto integrado num projeto global de reabilitação e programação que surge através de uma parceria entre a JB Comunicação e a Produtores Associados que, em conjunto, lançaram o desafio ao Coliseu Porto Ageas de devolver à cidade um espaço cultural, outrora tão marcante, e que, agora, volta a integrar a oferta cultural do Porto.

O objetivo desta reabilitação é trazer o Novo Ático para o século XXI, capacitando a sala para responder às exigências atuais e dar-lhe novas valências. Com a valorização do Novo Ático, o Coliseu Porto Ageas ganha assim mais um espaço com programação cultural, preparado para todo o tipo de eventos. Este espaço, com capacidade para 300 pessoas em pé e 180 pessoas em formato de plateia sentada, representa também uma nova oportunidade para inúmeros artistas e profissionais da cultura apresentarem os seus projetos ao vivo num momento vital para a recuperação da atividade cultural.

O Novo Ático abre as suas portas à cidade no próximo dia 5 de junho com programação aos domingos, essencialmente ao final da tarde, num dia da semana e um horário onde, normalmente, não existe grande atividade cultural no Porto e que conecta com os horários em que, normalmente, funcionava o Salão Ático, no seu conceito original.

A restante programação integra os espetáculos de inúmeros projetos nacionais, além de dois artistas internacionais que escolheram esta sala para a sua passagem pelo Porto. Poderão contar com concertos de, por exemplo, Mão Morta, 5ª Punkada, Surma, Josh Rouse, JP Simões, entre outros.

Os bilhetes para estes espetáculos estarão à venda nos locais habituais a partir da próxima semana e a programação será atualizada em breve.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados