Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.
Mais do que um estudo baseado em dados que classificam o desempenho das marcas dos municípios portugueses de forma tangível e realista, a edição deste ano do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking 2021 conta com uma renovada plataforma online que permite não só aceder aos estudos como, também, explorar, através de dashboards personalizados, toda a informação disponível sobre os municípios, podendo compará-los entre si.
Esta é uma ferramenta que surge depois de um ano de interregno devido ao aparecimento e rápido desenvolvimento da pandemia, algo que levou a Bloom Consulting a investir não só em estudos que permitam avaliar o impacto da pandemia na realidade dos 308 municípios portugueses, como a desenvolver uma nova ferramenta capaz de apoiar os municípios na criação de melhores estratégias de promoção.
Lisboa volta a liderar o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking na 5ª edição do estudo. Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto, Cascais e Braga, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.
Algumas curiosidades da edição de 2021
- Afirmação do Rural: A Lousã é um dos municípios que mais se destaca positivamente face a 2019, sendo que o interesse proativo para este município tem especial incidência em tópicos como Praias (+121%), Atrações turísticas (+114%) e Maravilhas naturais (+173%). A procura por estes três temas da dimensão turismo está em linha com a subida a nível nacional das procuras por “Turismo rural e sustentável” que no último ano subiram também 59%;
- O Ano do Alentejo: O Alentejo assume especial destaque, pois apesar de apenas crescer 2% no último ano, foi a única região de Portugal a apresentar um volume de interesse proativo superior ao ano anterior. A situação pandémica levou muitas pessoas a querer afastar-se de meios urbanos, o que pode justificar o facto desta região com muitos ativos de interesse no interior ter apresentado esta subida face às restantes;
- “Habitação” em destaque: Com um abrandamento claro na procura por temas mais ligados ao turismo como “Hotéis” e atrações turísticas, a procura por habitação e outros temas ligados à qualidade de vida passou a ter uma preponderância muito especial nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking. A Pandemia que vivemos ajudou a trazer mais relevância aos fatores sociais que muitas vezes apareciam num segundo plano.