Nova espécie de dinossauro descoberta em Sesimbra vai ser exposta no Dino Parque Lourinhã

A exposição, inédita, vai mostrar ao público um dos mais relevantes achados paleontológicos portugueses das últimas décadas.

- Publicidade -

A partir do dia 1 de abril, o Dino Parque Lourinhã vai expor, pela primeira vez, os fósseis de uma nova espécie de dinossauro carnívoro, o Iberospinus natarioi. Esta exposição vai ficar patente até ao final do verão.

Os fósseis foram descobertos em 1999, no Cabo Espichel, concelho de Sesimbra, e escavados por elementos do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa entre 2004 e 2008 – e, posteriormente, em 2020. Os achados destas últimas escavações e a reexaminasão dos fósseis já existentes revelaram tratar-se de uma nova espécie. A conclusão foi publicada num artigo científico de fevereiro de 2022, assinado por Octávio Mateus e Darío Estraviz-López, paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã.

Os fósseis do Iberospinus natarioi serão apresentados como uma coleção de arte – enquadrados em molduras antigas –, uma vez que parte do esqueleto nunca chegou a ser recolhida e que diversos ossos se partiram aquando da morte do dinossauro, há mais de 120 milhões de anos. Ainda assim, os achados expostos, entre os quais ossos, dentes e outros vestígios, vão desde a ponta do focinho até à cauda do animal. Se fosse apresentado na sua posição em vida, o esqueleto mediria mais de seis metros de comprimento.

O nome Iberospinus natarioi, atribuído pelos investigadores há cerca de um mês, significa “espinho ibérico”, além de prestar homenagem ao responsável pela descoberta, Carlos Natário.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Modelo de dinossauro único no mundo está em Portugal

Pela primeira vez na história, foi produzido o modelo do dinossauro português Miragaia, exemplar único no mundo.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Galp Smart Store. Nesta loja não existem caixas de pagamento (nem funcionários)

A smart store da Galp está localizada na área de serviço Gago Coutinho e vai estar aberta ao público 24 horas/7 dias a partir de junho.

Grupo espanhol investe 38 milhões de euros em projeto de hidrogénio verde na zona industrial da Tocha

Grupo espanhol investe 38 milhões de euros em projeto de hidrogénio verde na zona industrial da Tocha

Feira Internacional do Artesanato de regresso a Lisboa

Três pavilhões diferentes, num total de 30 000 m² de área expositiva.